terça-feira, 24 de janeiro de 2017

6 perguntas que todo líder deve fazer (a nº 6 é polêmica)


Na correria do dia a dia é comum muitos líderes demostrarem preocupação apenas com metas, números e trabalhos concluídos

De fato, dar atenção a estas áreas é fundamental para o sucesso de uma empresa. Porém existe outra ação que é tão importante quanto acompanhar indicadores e serviços concluídos, trata-se de OUVIR SEU COLABORADOR.

Verdadeiros líderes demonstram interesse sincero no bem-estar de cada membro da sua equipe. Estes líderes sabem que uma das necessidades mais profundas do ser humano é ser ouvido. Eles sabem que ao ouvirem seus colaboradores, vão deixá-los mais felizes e motivados.

Porém muitos líderes não sabem como iniciar esta conversa e incentivar seu colaborador a falar. 
Por isso, neste artigo veremos como podemos fazer isso usando 6 perguntas instigantes.  



Atenção: nesta conversa você pode ouvir coisas que nem imaginava, não demonstre surpresa enquanto ouve as respostas. Tenha um semblante amistoso e, consentindo com a cabeça, incentive o colaborador a falar .

Para iniciar essa conversa, você de deixá-lo bem à vontade, deixando claro que ele não está sendo avaliado, e sim que você quer conhecê-lo melhor e avaliar como pode melhorar sua satisfação no trabalho. 

Agora veja as 6 perguntas abertas que farão seu colaborador “abrir seu coração”:

1.   - O que mais você aprecia no trabalho?
2.   - O que mais o frustra no trabalho?
3.   - Se pudesse mudar apenas uma coisa em seu trabalho, qual seria?
4.   - Como posso apoiá-lo melhor?
5.   - Como avaliaria sua satisfação no emprego?

Se você se sentir à vontade e percebeu que o colaborador tem uma intenção sincera de ajudar no crescimento da empresa, você pode fazer a pergunta nº 6:

6.   - Como avaliaria meu desempenho como líder?

Mas atenção, é fundamental usar de inteligência emocional neste momento, visto que a resposta pode não agradá-lo. Mantenha uma postura tranquila e mostre que está sinceramente interessado em melhorar como líder nos pontos citados pelo colaborador.



Desejo que a leitura deste artigo o incentive a ouvir seu colaborador. Tenha em mente que as respostas vão ajudar você como líder a conhecer melhor a sua equipe e até descobrir pontos de melhoria em sua empresa.

Além do mais, ao ouvir seu colaborador você estará desenvolvendo sua liderança, estreitando o relacionamento e naturalmente aumentando sua influência sobre a equipe.

Boa gestão!

Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.