Confira a lista!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Bibi cresce 11% em 2016

Fundada em 1949, em Parobé no Rio Grande do Sul, a Calçados Bibi é pioneira e referência no segmento de calçados infantis no Brasil. Em 2016 a empresa obteve, até novembro, um crescimento de 11% em faturamento em relação a 2015. A marca está presente em mais de 65 países nos cinco continentes e, no mercado internacional, alcançou um crescimento de mais de 6%. Outro desenvolvimento de destaque é o e-commerce Bibi, que teve uma ampliação de 67% em relação ao ano passado. No âmbito nacional, A Bibi pode ser encontrada em mais de 3.500 multimarcas. Desde 2007, a empresa iniciou seu projeto de franquias e hoje conta com 87 lojas nas principais cidades e capitais brasileiras, sendo 70 franquias, 16 lojas próprias e um e-commerce www.bibi.com.br. Em 2016 foram inauguradas 14 lojas e para 2017 a marca prevê um crescimento para 110 lojas, sendo que uma delas será aberta em Córdoba, na Argentina.


Estes números são conquistas das diversas estratégias de mercado, de marketing e projetos de inovação que a Bibi realizou durante 2016, como melhorias e avanços tecnológicos, novo visual merchandising e identidade visual, novo modelo de negócios e slogan “Pra criança ser criança”. Um dos produtos que nasceu desses investimentos foi o modelo “CLIQU3-SE Colors”, lançando em novembro, a comercialização do produto atrelada ao Black Friday rendeu um aumento de 55% nas vendas comparado ao mesmo período do ano anterior. Também, a calçadista implantou as plataformas EAD (Ensino à Distância), Analista de Estoque, DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) e Contador de Fluxo, foram pensadas de forma tática para obter melhores desempenhos e oferecer total suporte ao público interno, externo e stakeholders da marca. Ainda, foi lançado um novo formato de franquia chamado de Bibi Fit, que são lojas com espaços médios entre 30 e 40 m² com previsão de um investimento inicial entre R$ 250 e R$ 300 mil, montante 50% menor em comparação a uma unidade padrão e é um modelo de empreendimento com alto retorno de capital.

A Bibi também é reconhecidamente uma empresa que se preocupa com a saúde dos pés das crianças e se tornou a primeira empresa do segmento a ser certificada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Ortopedia. O que se deve ao pioneirismo em pesquisas e a estudos científicos para chegar a um calçado totalmente confortável e seguro. Deste modo a empresa cunhou o conceito de calçados anatômicos que respeita a forma natural do pé e o deixa crescer livremente. E o de calçados fisiológicos, que proporcionam a sensação de andar descalço. Essa tecnologia exclusiva recebeu o nome de Fisioflex Bibi e é hoje um dos principais diferenciais da marca.

Outra característica que atesta o compromisso da empresa com o futuro das crianças está na sua parceria com o IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos) para monitorar toda a cadeia de matérias-primas e utilizar somente materiais que estão de acordo com os padrões internacionais quanto a substâncias tóxicas. É uma atitude que assegura o desenvolvimento saudável das crianças e a tranquilidade das mães e dos pais.

Como parte da evolução da marca, a Bibi conquistou diversos prêmios durante o ano. O Prêmio cinco estrelas entre as 77 melhores franquias do Brasil, com base no ranking de pesquisa em 12 setores de atuação, realizado pelo Serasa Experian, sendo que no setor calçadista, a marca ocupou o segundo lugar e no ranking geral a sétima posição; pelo quarto ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2016, e também o Prêmio Destaque Franchising na categoria sustentabilidade com o tema “Calçado brasileiro não tóxico”, ambos realizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF); o prêmio de Destaque Mercadológico na categoria qualitativa de “Top de Marketing e Vendas ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil)”; e o prêmio Melhores do Ano de 2016 de pesquisa popular como empresa destaque em Cruz das Almas/BA.

MARCA SELO OURO DE SUSTENTABILIDADE

A preocupação com a sustentabilidade faz parte do DNA da Bibi. A marca se orgulha por suas atitudes junto ao meio ambiente, ao mercado brasileiro e à sociedade, levando em conta quesitos como gasto de energia, nível de poluição, descarte de resíduos, não utilização de substâncias tóxicas e relação com funcionários e comunidade.

Em dezembro de 2016, a Bibi conquistou o Selo Ouro de Sustentabilidade. É a primeira calçadista a receber esta certificação, que atesta o compromisso com as boas práticas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares Econômico, Ambiental e Social estabelecidos pelo programa Origem Sustentável, promovido pela Abicalçados e a Assintecal com apoio da USP (Universidade de São Paulo) e do MIT (Massachusetts Institute of Technology). A Bibi já recebeu o Selo Prata em 2014 e de Bronze em 2013 e segue dando continuidade às ações sustentáveis para conquistar o selo na categoria Diamante.

Vários movimentos da Bibi expressam a responsabilidade social da empresa no cenário nacional. Um deles é a Fábrica de Talentos, programa que, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), qualifica profissionalmente jovens com idade entre 16 e 20 anos. O programa é realizado nas fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA). Anualmente, 56 jovens, em média, são capacitados para os desafios da vida, trazendo uma visão de empresa, de planejamento familiar e financeiro e de ética, assim como o ofício de desenvolvimento e produção de calçados. Muitos desses novos talentos são recrutados e passam a integrar o time oficial da calçadista.

Para preservar a relação com seus colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros, a Bibi tem seu próprio Código de Conduta, visando sempre a ética, a transparência, a agilidade e o bom convívio. O material mostra os valores, as responsabilidades, a missão e todos os propósitos da marca junto aos públicos interno e externo.

No segmento da educação, a Bibi distribui gratuitamente a Cartilha Financeira aos colaboradores e aos alunos da rede municipal de ensino da comunidade, trazendo noções de educação financeira. O material faz parte da parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Rotary Club. Além de destacar a importância do planejamento e da disciplina financeira, a cartilha foca na racionalização de gastos, apresentando tabelas para cálculos de orçamentos e sugestões de listas de compras.

A Bibi é uma empresa comprometida com o respeito à infância e à sustentabilidade e que leva seus valores aos mercados mais competitivos do mundo, assim construindo uma marca global de desejo.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search