quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Boa Vista SCPC: Recuperação de crédito sobe 1,5% em 2016

Em dezembro, entretanto, houve queda de 4,2% na comparação com o mesmo mês de 2015

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do SCPC – apontou elevação de 1,5% em 2016. Na análise interanual (mesmo mês de 2015), entretanto, houve queda de 4,2% para os valores de dezembro. Já na análise mensal contra novembro, o indicador apresentou retração de 7,6%, descontados os efeitos sazonais.


Em termos regionais, na comparação em 12 meses observou-se alta em todas as regiões, exceto na região Sul. Desta forma, ficou a seguinte configuração: Sudeste (3,1%), Nordeste (2,2%), Norte (1,3%), Centro-Oeste (0,6%) e Sul (-4,5%).

Apesar das divergências dos indicadores regionais, a média brasileira de recuperação de crédito permaneceu praticamente estável nos valores acumulados em 12 meses ao longo do ano. Desta forma, o quadro de inadimplência na economia manteve-se inalterado, uma vez que fluxo de registros de consumidores inadimplentes realizado nos últimos meses foi também relativamente baixo.

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.