quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CDL Porto Alegre recebe lojistas de shoppings


Representantes da Diretoria da CDL Porto Alegre receberam na manhã desta quarta-feira (4) um grupo de lojistas de diversos shoppings da Capital. Cerca de 30 empresários estiveram no encontro para tratar das dificuldades em dialogar com representantes dos empreendimentos. E todos foram unânimes em expressar o quanto estão insatisfeitos, especialmente, com a queda nas vendas, o alto custo dos alugueis, a falta de transparência em relação aos custos de ocupação e o 13º aluguel. A intenção é discutir tais temas com os shoppings, que conhecem a situação, pois acompanham os números dos lojistas. Um próximo encontro deverá ser marcado a partir da reunião-almoço de Diretoria da CDL POA, que tratará deste tema na terça-feira (10).

Segundo a coordenadora do Comitê CDL POA Shopping, Nilva Bellenzier, “os valores dos alugueis em shoppings estão muito altos, chegando a até 30% das vendas de um lojista, e as margens também diminuíram muito”. “Isso faz com que a cobrança e o valor do 13º aluguel sejam extremamente onerosos para os empreendedores”, avaliou. Nilva recorda que o 13ª aluguel das lojas de shopping foi estabelecido em uma época na qual o comércio realmente dobrava as vendas no período de Natal, algo que não ocorre há alguns anos. “Este custo precisa ser revisto de acordo com a realidade econômica atual”, destacou Nilva, que também atua como Vice-Presidente de Relações com o Mercado da CDL POA.

O presidente da CDL POA, Alcides Debus, observou que a Entidade varejista quer viabilizar condições para uma discussão mais igualitária entre as partes. “Podemos instituir um fórum de debates para contribuir com a renegociação de contratos dos lojistas”, projetou, acrescentando que outras lideranças do Comércio gaúcho poderão ser convidadas a participar do grupo de discussão. Já o vice-presidente de Micro e Pequenas Empresas da CDL POA, Carlos Frederico Schmaedecke, salientou que a CDL POA possui um site (www.cdlpoashopping.com.br) no qual os comerciantes podem publicar seus pleitos e dificuldades com esses empreendimentos, bem como os representantes destes podem manifestar suas opiniões e apresentar soluções possíveis e práticas para diferentes casos abordados.

Vale lembrar que um levantamento exclusivo realizado pela CDL POA e apresentado nesta manhã, comparando novembro de 2016 a novembro de 2015, mostra uma queda na variação proporcional do número de lojas em todos os shoppings analisados: Bourbon Wallig, BarraShopping Sul, Total, Praia de Belas e Iguatemi. No agregado de todas as lojas destes shoppings, a variação ficou em -2,87%. Esta é a terceira vez que a Entidade recebe lojistas em sua sede e busca atuar como mediadora junto aos shoppings.