quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Na crise temos sim que falar de consumo

A COUROMODA, maior feira de calçados e artigos de couro da América Latina, em sua 44ª edição que vai até hoje (18.01), no Expo Center Norte, em São Paulo, apresentou durante o Forúm COUROMODA como fazer da crise uma oportunidade para os negócios.


Bruno Pompeu, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, sócio-fundador da Casa Semio (espaço de pesquisas em semiótica) e professor do Instituto Europeu di Design (IED-SP), mostrou ao setor calçadista que em tempos difíceis é preciso ouvir o seu público alvo.

"Você deve ter visto pelo menos uma vez o chinelo com o descritivo Good Vibes, eles estão presentes nas principais lojas de calçados e existe um motivo para esta febre. Em tempos de crise, usar o termo com hastag # foi muito bem pensado, levando em consideração que o consumidor compra a ideia e não apenas o produto em si. Ou seja, a pessoa compra a sandália já pensando no post na praia em um momento relax e na mensagem que vai passar com este chinelo", explicou Pompeu.

Segundo o especialista, para manter novos valores em tempos difíceis, as marcas podem buscar alternativas, no lugar de vender uma paleta de sombras completa, pode ofertar apenas com 2 tons, ou permitir que o turista feche 4 dias sem impor pacote fechado de 7 dias de viagem. Descontos, garantias e segurança na hora de vender também são fatores importantes para atrair o consumidor.

Algumas marcas, no entanto, buscaram novos valores após observar oportunidades na crise. A Louis Vuitton optou por "back to basic" com o modelo clássico de estampa da marca ao invés dos graffitis. A ostentação e o divertimento do modelo anterior deram lugar a austeridade, pois a marca entendeu o momento de crise do país. Já a Ambev encontrou um caminho de diferenciação ao lançar cerveja Bhrama tipo lager com valor acessível, para aqueles que deixaram de consumir as artesanais com a crise, conclui Bruno.

SERVIÇO:

COUROMODA
44ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda
couromoda.com
@couromoda

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER
7ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios
saopaulopretaporter.com
@sppretaporter

15 a 18 de janeiro de 2016
Domingo à Terça-feira: 10h às 20h
Quarta-feira: 10h às 17h
Expo Center Norte - São Pau