quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Indicador de varejo Mastercard: Crescimento do e-commerce resiste mesmo com desempenho volátil do varejo

As vendas totais caíram 3,5% em dezembro comparado ao mesmo período do ano anterior; e 4,5% durante o ano de 2016 em relação a 2015

O feriado de Natal teve pouca relevância em elevar os gastos dos consumidores, que terminaram 2016 ainda sofrendo os reflexos da crise econômica do Brasil. Em dezembro, as vendas totais de varejo caíram 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, com vendas totais ao longo do quarto trimestre caindo 4,6% comparadas aos mesmos meses em 2015, em comparação à queda de 3,6% do terceiro trimestre, em relação ao ano anterior. As vendas do ano caíram 4,5% na comparação com 2015.


A exceção foi o e-commerce, que cresceu 17% em dezembro comparado ao mesmo período do ano anterior, o que representa um aumento pelo sexto mês consecutivo. No quarto trimestre, o canal cresceu 17,8% sobre o mesmo período do ano anterior, acima dos 8% do terceiro trimestre. Em 2016, cresceu 7,1%.

Cinco setores superaram as vendas totais: vestuário, materiais de construção, bens pessoais, artigos domésticos e móveis e eletrônicos. Enquanto isso, artigos farmacêuticos, supermercados e combustíveis ficaram atrás das vendas totais de varejo. Em termos de setores on-line, eletrônicos, móveis e vestuário tiveram desempenho positivo, enquanto artigos farmacêuticos e hobby e livrarias tiveram crescimento abaixo.

Natal: As vendas durante a semana do Natal caíram 4,6% em relação ao mesmo período em 2015, ecoando o pessimismo geral que dominou as vendas em 2016.

"O ambiente econômico para 2017 será um desafio. A perspectiva de aumento do desemprego e, consequentemente, a estagnação da massa salarial, mesmo que a confiança dos consumidores melhore, pode não ser suficiente para impulsionar as vendas no varejo. Sem uma mudança nos fundamentos econômicos, podemos ver um desempenho fraco nas vendas no varejo brasileiro nos próximos meses ", afirma Kamalesh Rao, diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors.

Regiões brasileiras: Em relação a dezembro de 2015, o Sudeste (-2,8%) apresentou desempenho acima da média, enquanto Norte (-5,5%), Nordeste (-5,1%), Sul (-4,8%) e Centro-Oeste (-4,1%) ficaram abaixo da taxa de crescimento geral do varejo em dezembro de 2016.

Sobre o Mastercard SpendingPulse

Lançado no Brasil, no começo de 2013, pela Mastercard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos Mastercard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. Os relatórios SpendingPulse, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da Mastercard.

Sobre a Mastercard Advisors

A Mastercard Advisors, divisão da Mastercard Worldwide, oferece aos seus clientes ideias e soluções que impactam nos seus negócios oferecendo maior retorno sobre os investimentos. A empresa utiliza análises avançadas e a profunda expertise na área de pagamentos para traduzir os dados em comportamento de mercado e serviços personalizados. Com mais de 80 bilhões de transações processadas anualmente em 210 países em todo o mundo, a Mastercard Advisors se utiliza das informações agregadas e de consultoria para ajudar instituições financeiras, comerciantes, empresas de mídia, governos e outras organizações de todos os tamanhos a expandirem seus negócios. Para mais informações, acesse www.mastercardadvisors.com.

Sobre a Mastercard

A Mastercard (NYSE: MA) www.Mastercard.com, é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da Mastercard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MastercardInfo e no LinkedIn, participe das discussões no blog e inscreva-se para receber as últimas notícias.