sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Marketplace se consolida no Brasil e registra crescimento de 24% nos últimos quatro meses

Estudo da Precifica em parceria com ABComm aponta tendência no aumento das compras em shoppings virtuais.

Setor de Alimentos e Bebidas representa excelente oportunidade de negócio nessa área.

Entre setembro e dezembro de 2016, o total de sellers – vendedores que disponibilizam seus produtos dentro de um Marketplace – cresceu cerca de 24%. Em números absolutos, esse valor refere-se a 5.017 em setembro, no início da análise, e 6.246 em dezembro, no final. Os dados são do estudo Panorama dos Marketplaces no Brasil, realizado pela Precifica, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O rápido crescimento deve-se à popularização do modelo virtual de negócio no país, que, por conta das facilidades e benefícios, tem atraído diversos empreendedores.

“Os e-consumidores brasileiros estão gradativamente preferindo comprar em Marketplaces, o que representa uma grande oportunidade de negócio no país. Em função dessa tendência e utilizando como referência o mercado norte-americano, é possível afirmar que esse número tende a aumentar nos próximos meses”, explica Mauricio Salvador, presidente da ABComm.

Artigos para bebês, eletroeletrônicos e eletroportáteis registram maior crescimento

O departamento de artigos para bebês, que vem se destacando e evidencia sua grande demanda, registrou a maior taxa de crescimento no número de ofertas totais com 44,6%. Os segmentos de TVs e Vídeo e de Eletroportáteis, que engloba itens como liquidificador, aspirador de pó e cafeteira, aparecem em seguida, com 39,8% e 34,5%, respectivamente.


Móveis e Decoração tem a maior quantidade de sellers; Alimentos e bebidas a menor

Os departamentos com maior quantidade de sellers no período são Móveis e Decoração, com 2.032, Esporte e Lazer com 2.012, e Automotivo, com 1.990. Já as categorias com menor números de vendedores foram Alimentos e Bebidas, com 388, Relógio e Joias, com 608 e Cama, Mesa e Banho, com 668.

O departamento de Alimentos e Bebidas é o que possui menor quantidade de sellers, com 67% menos concorrentes do que a média, e por isso representa uma oportunidade de negócio para quem pretende investir em um cenário menos competitivo. Já o departamento de Móveis e Decoração é acirrado, com 70% mais concorrentes que a média.



Lojistas se unem com bandeiras para alcançar novos consumidores

O estudo aponta que, em setembro, o número de ofertas totais (soma das ofertas de sellers e das bandeiras) foi de 5,5 milhões, e atingiu 6,5 milhões em dezembro, o que representou um crescimento 19,8% no período. Considerando apenas as ofertas de sellers, o aumento foi de 19,9%, saindo de 3,7 milhões para 4,5 milhões no mesmo período. Por outro lado, as ofertas das bandeiras que somavam 1,7 milhão em setembro, cresceu para 2 milhões em dezembro, o que representou uma variação de 19,7%. “Esse aumento mostra que os vendedores têm se aproximado das bandeiras a fim de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos”, conclui Salvador.


Faça o download do Panorama dos Marketplaces no Brasil na íntegra: http://precifica.com.br/panorama-dos-marketplaces-no-brasil/

Sobre a Precifica:

A Precifica foi criada em 2013 com o intuito de fornecer insights em tempo real aos varejistas e indústrias de todos os tamanhos sobre como podem se tornar mais competitivos e rentáveis. Por meio de tecnologia de ponta, oferece uma plataforma de Precificação Inteligente (a primeira do Brasil), onde é possível monitorar a concorrência, automatizar processos por meio da Precificação Dinâmica, dentre outras particularidades que permitem que o varejista/indústria trace suas estratégias de forma direcionada, otimizando esforços. A empresa está em contínuo desenvolvimento, buscando oferecer informações cada vez mais completas.

Sobre a ABComm:

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) surgiu para fomentar o setor de e-commerce com informações relevantes, além de contribuir com seu crescimento no país. A Associação reúne representantes de lojas virtuais e prestadores de serviços nas áreas de tecnologia da informação, mídia e meios de pagamento, atuando frente às instituições governamentais, em prol da evolução do setor. A entidade sem fins lucrativos é presidida por Mauricio Salvador e conta com diretorias específicas criadas para fomentar todo o setor, entre elas: Novos Negócios; Relações Governamentais; Mídias Digitais; Relações Internacionais; Meios de Pagamento; Capacitação; Desenvolvimento Tecnológico; Empreendedorismo e Startups; Jurídica; Métricas e Inteligência de Mercado; Crimes Eletrônicos; e Marketing. Para mais informações, acesse: www.abcomm.org