quinta-feira, 2 de março de 2017

Confira cinco tendências do e-commerce para 2017

Por NB Press*


O universo de compras virtuais resiste à crise econômica no país e segue crescendo. Dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) apontam que no Brasil o setor fechou 2016 com um faturamento de R$ 53,4 bilhões e registrou um progresso de 11% em relação ao ano anterior. O Índice de Confiança do E-Consumidor também aumentou. A expectativa é registrar mais de 200 milhões de pedidos nas lojas virtuais até o fim de 2017. Para alcançar essa marca, os empreendedores devem estar atentos às tendências. Conheça o que esperar do mercado digital nos próximos meses:

Omnichannel: Alcançar esse conceito e colocá-lo em prática está no topo de prioridades entre os empresários. Com ele é possível que todos os canais de atendimento sejam unificados. O cliente multicanal é aquele que vê o produto na internet e compra na loja física e vice-e-versa. A experiência dele deve ser unificada, seja pela web, televisão, rádio, catálogos ou qualquer outro meio de comunicação. Esse recurso também é a solução para o consumidor não precisar repetir informações sempre que entrar em contato. Ou seja, quem responde no Twitter deve ter total conhecimento do que aquele usuário já enfrentou no chat e no telefone, por exemplo.

Website Optimization: A customização proporciona experiências únicas. Com apoio de banco de dados armazenados, como a Big Data, é possível identificar informações de cada visitante: idade, gênero, interesses, localização, frequência de acessos e quantidade de vendas realizadas nos últimos meses. Dá para saber o caminho traçado para chegar até o seu site, entre outros elementos que podem ajudar a reconhecer as preferências do público.

Entrega personalizada: A época em que os pedidos demoravam dias e até semanas para chegar até o seu destinatário ficou no passado. 30% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para receber as mercadorias no mesmo dia ou em datas agendadas, segundo um estudo da do site Business Insider. Algumas empresas como Amazon e a brasileira Giuliana Flores já trabalham com a entrega express.

Cyber november: A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro e é famosa por oferecer promoções tentadoras. Nos últimos anos, as ofertas se alastraram e tomaram conta do final de semana e também da segunda-feira, que já ficou conhecida como Cyber Monday. Mas agora, os varejistas online devem aderir ao Cyber November, ou seja, um mês inteiro de preços baixos para impulsionar as vendas antecedem o Natal.

Mobile first: Se antes uma das preocupações dos comerciantes digitais era oferecer um site atrativo e prático, agora eles devem pensar primeiro em desenvolver uma boa plataforma para mobile. 80,4% da população brasileira acessa a Internet pelo celular e 15% já realiza compras por meio do smartphone, segundo dados do IBGE. Ter um layout projetado para o mobile faz diferença, garante vendas e acompanha os novos hábitos de navegação da sociedade.

* NB Press é uma agência de comunicação especializada em engajar marcas com seu target por meio de ações de assessoria de imprensa, conteúdo, blogs, newsletters, redes sociais e influenciadores – www.nbpress.com.br