• Últimas postagens

    5 sinais de uma gestão ruim




    Ocupar um cargo de liderança envolve muita responsabilidade. Um gestor que não desempenha um bom papel pode prejudicar sua equipe e sua empresa.

    E existem alguns erros comuns que muitos gestores cometem.

    Veja se você comete alguns destes erros que fazem com que o líder e sua equipe não atinjam melhores resultados.

    1 - O GERENTE NÃO TREINA SUA EQUIPE
    Quando um gerente não treina sua equipe, seus colaboradores podem ficar insatisfeitos, pois não conseguem atingir bons resultados e não aprendem outra forma para mudar isso. Isso resulta em baixa produtividade e consequentemente rotatividade na equipe.

    2 - O GERENTE NÃO DEIXA CLARO O PAPEL DO COLABORADOR
    Quando um gerente não deixa claro o que se espera do colaborador, este pode fazer conforme o que ele “acha que é certo”. Se o líder não explica de forma clara como sãos procedimentos e a cultura da empresa, cada uma da equipe pode fazer “do seu jeito” ou como aprendeu na empresa anterior.

    3 - O GERENTE NÃO ACOMPANHA E NÃO ANALISA INDICADORES DE DESEMPENHO
    “Não se gerencia o que não se mede, dizia William Edwards Deming, um grande mestre da gestão da qualidade. Líderes de sucesso frequentemente buscam melhorar o seu desempenho, medindo sua performance através de números. Portanto é fundamental determinar os indicadores a serem acompanhados e melhorados.

    4 - O GERENTE NÃO SABE COMO MOTIVAR SUA EQUIPE E AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE
    Este gerente pode até definir metas e acompanhar os indicadores, mas não sabe como fazer sua equipe render mais. O resultado é que sua equipe vende conforme o mercado. Quando tem fluxo de clientes, a loja vende, caso o contrário a equipe não atinge suas metas.

    5 - O GERENTE EXERCE UMA LIDERANÇA FRACA
    Liderança fraca pode ser resultado da falta de caráter do líder, falta de atitude e iniciativa ou mesmo de sua arrogância ou falta de comunicação com a equipe. Seja qual for o motivo, este gerente exerce pouca ou quase nenhuma influência sobre a equipe. O resultado é uma equipe desmotivada e sem comprometimento. 


    Um líder deve treinar constantemente sua equipe, deixando claro o que se espera dela. Acompanhar indicadores e mostrar como melhorá-los também é papel de um líder de sucesso. Tenha atitude para fazer o que precisa ser feito e certamente sua liderança e poder de influência vão aumentar.

    Boa gestão pra você!

    Edson Moura

    Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.

    Acesse: www.edsonmoura.com