quarta-feira, 12 de abril de 2017

Coelhinho à vista: pesquisa inédita revela hábitos do consumidor na Páscoa

Com a data cada vez mais próxima, varejo e lojas especializadas se preparam para atender a demanda de ovos e produtos de Páscoa; Estudo encomendado pela ABICAB aponta que a maioria da população presenteia com chocolate nesta época do ano.

Está chegando a Páscoa, data para reunir a família e resgatar boas memórias. E quem não gosta de ser surpreendido pelo coelhinho da Páscoa e sair à caça aos ovos de chocolate? De acordo com pesquisa encomendada ao CONECTA pela ABICAB -- Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, mais da metade da população brasileira (63%) possui o hábito de presentear com chocolate na Páscoa.

Pensando nisso, as indústrias prepararam cerca de 120 novas opções de ovos e produtos de Páscoa para a data este ano, já disponíveis nos principais pontos de venda e lojas especializadas do País. “Com o intuito de atender a demanda deste ano e o paladar dos consumidores, a indústria se organiza para produzir lançamentos e uma grande diversidade de produtos, movimentando a economia brasileira”, afirma Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab.

Outro dado revelado pelos entrevistados da pesquisa é de que cônjuges e namorados são os mais presenteados com ovos de Páscoa (59%), seguido por filhos e sobrinhos (54%), pais (36%) e amigos e outros familiares (31%).

“O comportamento do consumidor brasileiro de presentear os familiares e entes queridos é o que faz da Páscoa do Brasil a maior do mundo, com quase 60 milhões de ovos a cada ano”, completa Ubiracy Fonseca.

Quando perguntados sobre o significado da Páscoa, 55% dos entrevistados consideram que o período é propício para degustar ovos de Páscoa e, por ser uma comemoração religiosa, a data traz um contexto mais familiar para 39% das pessoas, que acreditam que essa é uma data ideal para reunir a família.

O estudo realizado pelo CONECTA, plataforma web do IBOPE Inteligência, para a ABICAB, ouviu 1.200 pessoas, de diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões do país.

Mercado - a Páscoa movimenta a economia do País com contratações e aquecimento da indústria e do varejo com diversas novidades. No ano passado, foram produzidas 14,3 mil toneladas de chocolate para a data, equivalente a 58 milhões de ovos e produtos de páscoa. O Brasil é o 5º maior consumidor de chocolate no mundo com consumo per capita de 2,5kg ao ano.