quarta-feira, 5 de abril de 2017

Indicador de varejo Mastercard: em fevereiro, vendas totais caem 2,3% enquanto o e-commerce tem crescimento recorde de 26,7%

A queda média dos últimos três meses foi de 2,8% em comparação ao ano anterior, número considerado uma melhora em comparação ao declínio de 4,6% do último trimestre de 2016. E-commerce tem o aumento mais expressivo desde fevereiro de 2014. A confiança do consumidor apresentou um crescimento sutil e indica melhoras graduais no cenário do varejo


Embora as vendas totais do varejo continuem a cair, há alguns sinais de melhora desde o início do ano, de acordo com o SpendingPulse, indicador de varejo da Mastercard. O relatório afirma que as vendas totais no varejo, exceto automóveis, materiais de construção e restaurantes, encolheram 2,3% em janeiro, em comparação ao mesmo período de 2016. Mesmo assim, houve alguns sinais de que os gastos estão aumentando: as vendas caíram 2,8% nos últimos três meses em relação ao mesmo período do ano passado, acima da queda de 4,6% ano a ano, registrada no quarto trimestre de 2016.

Sobre o desempenho das regiões brasileiras, o Sudeste (1,3%) teve desempenho acima da média, enquanto Norte(–3,3%), Nordeste (–4,0%), Sul (–4,5%) e Centro-Oeste (3,3%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Enquanto as vendas totais ainda encontram um ambiente instável, o e-commerce não só continua a ter destaque como também teve o mais expressivo crescimento desde fevereiro de 2014, expandindo 26,7% em comparação a fevereiro do ano passado, sendo este o oitavo mês consecutivo de ganhos no setor. Considerando os últimos três meses, as vendas do canal cresceram 19,3% comparadas ao ano passado, e acima dos indicadores do quarto trimestre de 2016.

Em fevereiro, cinco setores tiveram desempenho acima da média nas vendas totais: supermercados, produtos farmacêuticos, materiais de construção, combustíveis e artigos de uso pessoal e doméstico. Por outro lado, móveis e eletrônicos, vestuário e também restaurantes, o mais recente setor incluso no indicador, ficaram atrás das vendas totais. Entre os setores de vendas online, eletrônicos e móveis tiveram forte desempenho, enquanto vestuário, hobbies & livraria e produtos farmacêuticos ficaram abaixo do crescimento do e-commerce.

“O ambiente econômico permanece desafiador, mostrando um panorama de desemprego crescente o que, consequentemente, impacta negativamente a massa salarial. Mesmo com esse cenário, é importante pontuar que a confiança do consumidor teve um importante crescimento em fevereiro, comparada a janeiro de 2017”, afirma Kamalesh Rao, Diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors. “Nesse cenário, há a probabilidade de haver uma retomada gradual do varejo durante os próximos meses”, acrescenta Rao.

Sobre o Mastercard SpendingPulse®

Lançado no Brasil, no começo de 2013, pela Mastercard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos Mastercard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. Os relatórios SpendingPulse, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da Mastercard.

Sobre a Mastercard Advisors

A Mastercard Advisors, divisão da Mastercard Worldwide, oferece aos seus clientes ideias e soluções que impactam nos seus negócios oferecendo maior retorno sobre os investimentos. A empresa utiliza análises avançadas e a profunda expertise na área de pagamentos para traduzir os dados em comportamento de mercado e serviços personalizados. Com mais de 80 bilhões de transações processadas anualmente em 210 países em todo o mundo, a Mastercard Advisors se utiliza das informações agregadas e de consultoria para ajudar instituições financeiras, comerciantes, empresas de mídia, governos e outras organizações de todos os tamanhos a expandirem seus negócios. Para mais informações, acesse www.mastercardadvisors.com.

Sobre a Mastercard

A Mastercard (NYSE: MA) www.Mastercard.com, é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da Mastercard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MastercardInfo e no LinkedIn, participe das discussões no blog e inscreva-se para receber as últimas notícias.