segunda-feira, 22 de maio de 2017

Associação Comercial reúne 1,6 mil no 5º Fórum Regional do Varejo

Evento levou ao palco grandes nomes para trazer o que há de mais novo setor

Consolidado como um dos maiores eventos de varejo do país, o 5º Fórum Regional do Varejo (FRV) reuniu terça-feira, 16 de maio, importantes nomes da cena varejista do Brasil em palestras e painéis de conteúdo enriquecedor. O evento discutiu tecnologia, tendências e a geração dos Millennials. Realizado pela Associação Comercial de Campinas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL) e o Parque D. Pedro Shopping, o FRV reuniu cerca 1,6 mil pessoas no Expo D. Pedro, um crescimento de 60% em relação à edição anterior.


"Todos nós vivemos tempos de mudanças cada vez mais rápidas. Desafios diários surgem na rotina do varejo e para superá-los é preciso construir estratégias, planejar a forma como vamos participar desse novo tempo. Nada disso é possível sem informação. E informação, conteúdo de qualidade e profundo, é o que proporcionamos a todos neste evento", comenta a vice-presidente da Associação Comercial de Campinas e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas, Adriana Flosi.

O presidente da entidade, Guilherme Campos Júnior, destaca a evolução constante do FRV. "Esse quinto encontro cresceu mais de 60% em relação ao ano passado na presença e na participação. Por isso tudo, esse evento já é um sucesso e marca uma grande realização aqui no Estado de São Paulo no âmbito das associações comerciais", ressaltou ele.

Palestras e painéis

O 5º FRV, cujo tema foi "Um Novo Tempo Para o Varejo", contou com 3 painéis: Tendências para o Varejo, Decifrando os Millennials e Tecnologia no Varejo, além de palestras especiais, como a do CEO da livraria cultura, Sergio Herz. Ele deu ao público detalhes de como a experiência é um aspecto relevante na relação de compra com o consumidor, além de abordar a estratégia online adotada pela marca.

Já o presidente da C&A, Paulo Corrêa, enfatizou como a empresa reforça o engajamento dos consumidores por meio de seus produtos. "Nossa proposta é fazer com que as pessoas se expressem como indivíduos por meio da moda. Isso traz uma nova relação com o cliente", afirmou ele.

Tendências para o varejo

O presidente da Sociedade Brasileira de Varejo em Consumo, Eduardo Terra, apresentou o painel Tendências para o Varejo e 6 insights da NRF Big Show, a maior feira de varejo do mundo, realizada em Nova York. Na sequência, Alexandre Robazza, assessor técnico do SEBRAE/SP, traduziu as tendências apresentadas em na feira para as pequenas e médias empresas. Um debate fechou o tema com a participação de Héctor Nuñez, CEO da Ri Happy; da vice-presidente da Associação Comercial de Campinas, Adriana Flosi; Felipe Dellacqua, sócio-diretor da VTEX; Caio Camargo, do blog Falando de Varejo; e Roseli Garcia, diretora Boa Vista Serviços.

Decifrando os Millennials

Os Millennials, são uma geração importante para o varejo e mereceram destaque. Até 2025, 75% do mercado de trabalho vai ser formado pelos nascidos entre 1980 e 1995. E eles já fazem parte do mercado consumidor ao comprar ou ao influenciar a compra feita pelos pais. Aliados à tecnologia, esses jovens ditam regras. "A verdade é que a tecnologia empoderou os millennials", concluiu o diretor de Mídia da Wieden & Kennedy Brasil, Guilherme Cavalcante em sua palestra de abertura.

Na sequência Cavalcante participou do debate sobre o tema junto de Edmour Saiani, fundador e idealizador da Ponto de Referência, e que envolveu os presentes com seu bom humor em uma palestra sobre atendimento e a importância de ter colaboradores engajados. Além deles, compuseram o debate sobre os millennials o gerente-executivo da Associação Comercial, Leandro Diniz Thadeu Diz, co-fundador e diretor criativo do Grupo Zee.Dog; Daniel Bedoya, Country Manager da Cabify; e Ronald Heinrichs, CEO da Meu Móvel de Madeira.

Tecnologia no Varejo

O painel de Tecnologia no Varejo foi mediado pelo Vice-Presidente da CI&T Mauro Oliveira, e contou com a presença de Paulo Corrêa, CEO da C&A, Marcello Farrel; o diretor-executivo do Bob’s; Antonio Carlos Nogueirao, CEO da Unous Inteligência em Negócios; Cláudio Roca, Diretor Geral da NerdMonster; Fábio Rebouças Gerente de Mercado de Varejo da Microsoft; e Rogério Salume, fundador e CEO da Wine.com.

Salume foi ainda o responsável pelo encerramento do evento. Com uma trajetória de vida inspiradora, o CEO da Wine.com.br contou o quanto foi perseverante no empreendedorismo para se tornar terceiro maior e-commerce de vinho do mundo. Dentro de um mercado ainda em crescimento no Brasil, ele destacou a relevância da fidelização. "Quem toma vinho pode tomar a vida toda. Por isso, temos de nos relacionar bem com o cliente", disse.

Repercussão

Igor Peixoto, gestor comercial da Odery, garantiu que quer assistir o Fórum no ano que vem. "Foi muito bom, agregou muita informação. Normalmente a gente fica na correria dentro da empresa sem parar para pensar, e ouvindo grandes empresários, palestrantes, você consegue ter alguns insights e fazer coisas novas dentro da empresa", ressaltou.

A equipe da Cabify Brasil elogiou os palestrantes e parabenizou a produção do evento. "Eu achei muito organizado, eu já sabia que seria organizado, mas superou as minhas expectativas. Só trouxeram nomes feras. De 0 a 10, o evento foi 11”, destaca a Executiva de Vendas, Joice Beck.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Campinas, André Von Zuben, ressaltou a importância do Fórum Regional do Varejo no desempenho do comércio da região: "Uma iniciativa como o Fórum é muito importante porque é quando você pode passar conhecimento de vários empresários bem-sucedidos para ajudar a orientar os empresários aqui da região e com isso fazer com que o nosso varejo se qualifique ainda mais. Hoje em um mundo de mudanças e transformações tão vertiginosas, se você não se adapta rapidamente as novas tendências você acaba ficando excluído no mercado”, finalizou o Secretário.

Aplicativo

Essa edição do FRV contou também com uma novidade: o aplicativo ACIC Conecta. O dispositivo, atualizado em tempo real com o que acontecia no evento, permitiu aos participantes interagir e fazer perguntas durante os debates. O ACIC Conecta será alimentado com conteúdo voltado para o empreendedorismo e em breve será disponibilizado também para os associados da Associação Comercial. Conteúdo e apresentações do FRV também estarão disponíveis.

O gerente-executivo da Associação Comercial de Campinas, Leandro Diniz, destaca que o aplicativo ilustra a intenção do FRV de inovar. "Nos esforçamos para nos superarmos sempre e continuamente. Por isso, a primeira edição do evento que fizemos foi para 300 pessoas e chegamos à quinta edição com um público de 1,6 mil pessoas. Ficamos muito felizes de realizar um evento desses não só para Campinas, mas também para a Região Metropolitana”, comemorou.

Clique aqui e veja as fotos do 5º Fórum Regional do Varejo. Em breve, a Associação Comercial de Campinas lançará um e-book com todo o conteúdo ministrado no evento. As inscrições do 6º Fórum Regional do Varejo já começaram. Informações pelo telefone (19) 2104-9200.