Muitas empresas tem como pré-requisito para contratação de um vendedor a experiência na função.

Estas empresas podem estar deixando de encontrar ótimos talentos.

Vendedores novos, com pouca ou nenhuma experiência em vendas podem ser grandes vendedores num curto período de tempo.
Geralmente são colaboradores com muita vontade, mas que precisam de orientação e treinamento para ter a confiança necessária na hora da venda. É ai que entra o papel do gerente treinador.

Muito gerentes não sabem por onde começar. Mas, existe uma ordem que facilita o aprendizado do novo vendedor.

 Primeiro: FOCO NA TAXA DE CONVERSÃO
A primeira tarefa de um profissional de vendas é vender alguma coisa (Independente se for um chiclete ou uma geladeira!), o importante é vender algo para o máximo de clientes o possível.

Isso vai desenvolver a autoconfiança necessária para seu crescimento.

Este não é o momento de trabalhar outros indicadores, como venda média ou peças por atendimento, o importante agora é o novo vendedor acreditar que pode vender!



Segundo: FOCO EM VENDER PRODUTOS ADICIONAIS
Depois de perceber que pode exercer o cargo, nosso novo vendedor deverá focar em vender itens adicionais.
Neste momento ele aprende que os adicionais fazem a diferença nos indicadores.
Tudo que nosso novo vendedor precisa neste momento é uma estratégia certa para mostrar itens adicionais e um pouco de paciência para aprimorar a técnica.

Terceiro: FOCO EM FIDELIZAR CLIENTES
Nesta fase o vendedor deve se preocupar em criar um relacionamento com seus novos clientes.
Ações simples como sempre chamar o cliente pelo seu nome e levar o cliente até a porta de saída já podem fazer a diferença.

Manter uma agenda com informações detalhadas sobre os clientes também é essencial.
Mostre ao novo vendedor a importância de desenvolver uma clientela pessoal e como vender mais vezes para o mesmo cliente fará a diferença nesta nova carreira.

Boas vendas!

Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.

Acesse: www.edsonmoura.com 
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: