Fred Rocha, especialista em varejo, lança livro para quem quer vender bem na rua, no shopping ou na internet

Na noite de terça-feira, 02 de maio, o Espaço Nestlé, no Mercado Central de Belo Horizonte, recebeu o evento de lançamento do livro “ManUAU do Novo Varejista”, de autoria do especialista em varejo Fred Rocha.


O local foi escolhido de forma estratégica, afinal possui 400 lojas, com um mix diversificado de produtos. Luiz Carlos Braga, diretor superintendente do Mercado Central, diz que ficou encantado com a história do Fred Rocha e a proposta do livro. “É muito bom receber o evento de lançamento de um livro que irá contribuir com o varejo. Nos anos 70, o Mercado Central só tinha produtos de hortifrúti e hoje ele precisa se reinventar porque uma pessoa não vai sair do seu bairro só para comprar tomates. O mais importante é valorizar o atendimento bem feito e pessoal, chamar o cliente pelo nome, conversar sobre coisas do cotidiano. Este ponto que o Fred aborda no livro, do atendimento, os antigos varejistas daqui do Mercado ainda preservam. Temos clientes que compram há mais de 40 anos na mesma loja”.

O evento contou com uma breve apresentação do autor sobre o livro. Entre os temas abordados, destacou o novo comportamento do consumidor. “Aquele cliente que sai de casa para comprar o seu produto não existe mais. O cliente tem uma nova maneira de comprar, ele compra de onde ele quiser e na hora que achar melhor. Nós varejistas, temos um grande desafio nesse novo momento, nos readequar à nova forma de se vender porque como consumidores já aprendemos um novo jeito de fazer varejo. E, muitos já compraram em países diferentes, mas quantos já venderam para outros países?”, questiona Fred Rocha.

O especialista em varejo alertou sobre a importância em valorizar o intangível. Os varejistas já foram valorizados pela quantidade de imóveis, de estoque, mas hoje precisam aprender a investir no intangível, no que não se vê. “Até pouco tempo, os varejistas se preocupavam apenas com investimentos diretos em seus negócios no sentido material. Mas estavam esquecendo que o principal é cuidar das pessoas. O varejo é feito de pessoas para pessoas, não de máquinas para clientes. A tecnologia vem para dar escala ao atendimento, mas não assume o papel de relacionar, de fazer varejo. As empresas precisam investir mais em treinamentos e formação dos seus colaboradores que são a cara da sua loja”.

Fred Rocha também destacou a importância do varejo fazer o básico bem feito e apresentou o Roninho, da Mercearia Paraopeba. “O Roninho estudou para fazer o básico e hoje faz muito mais. Já viajei o Brasil inteiro, conheço cases de multinacionais e não conheço uma loja com aquela curadoria de produtos. É o melhor atendimento, com um carinho incrível com o cliente e seus fornecedores”, descreve Fred. A Mercearia Paraopeba é um varejo centenário localizado na cidade de Itabirito (MG) que preserva os produtores rurais locais há décadas. Eles não adotam a tecnologia e até hoje adotam o escambo, a troca de produtos. A história da mercearia está no livro como inspiração. O Roney Almeida, o proprietário da quarta geração, mais conhecido por Roninho, contou para a plateia sobre o funcionamento da loja e o motivo de ser sucesso há tanto tempo. “O nosso comércio é pequeno, só com 26m², mas não precisa de mais do que isso. Quando a pessoa entra lá, alguma coisa ela quer, nem que seja só beber água. Se quer levar um fubá, já ofereço um torresmo, uma pimenta e com isso, vou ajudando o próprio freguês que está querendo comprar. O cliente fica satisfeito, não é enganado, não é forçado a comprar. Ele compra como se estivesse em um grande supermercado, mas experimentando e vendo que aquele produto é interessante ter em casa, pela qualidade, por ter sido feito com o maior carinho, não é industrializado, é do pequeno produtor”.
Para finalizar, Fred Rocha deixou uma mensagem importante: “A maior função do varejo não é ganhar dinheiro, é atender as pessoas. O dinheiro é uma consequência”.

Depoimentos

Rita Corcera, gerente geral da FCDL-MG, Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Minas Gerais, esteve presente no evento de lançamento e disse que conhece o Fred Rocha pelas várias palestras que ele já realizou para a entidade. “É muito bom ver que o Fred conseguiu transmitir para o livro toda a sua experiência fantástica. O mercado já tem muitos livros teóricos, mas nada melhor do que aprender com a prática”.

Adriano Boscatte, diretor e conselheiro fiscal da CDL-BH, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, acrescenta que a publicação é importante para o mercado porque foi feita por alguém que está no “campo”, que conhece a realidade do varejo. “Temos muitas publicações teóricas do segmento, mas o ManUAU do Varejista irá contribuir muito porque tem o enfoque prático e é isso que o varejista precisa”, conclui.

ManUAU do Novo Varejista

A expertise, paixão e a proximidade com a realidade do pequeno varejista possibilitou com que Fred Rocha identificasse melhor todas as demandas e necessidades do varejo, e daí nasceu a ideia de um livro: o ManUAU do Novo Varejista.

O uso do UAU, em “ManUAU”, surgiu de uma ideia do seu amigo e também palestrante, Fred Alecrim. O livro tem o objetivo ser um guia para todos os empreendedores e sonhadores que querem prosperar, surpreendendo e despertando o UAU dos seus clientes. Seja um empresário experiente ou um que está começando com as novas possibilidades do e-commerce, é preciso conhecer bem sobre o varejo, o mercado, as tendências e o novo comportamento do consumidor. São mais de 350 páginas de muito conteúdo, fotos e ilustrações para tornar a leitura mais leve, agradável e despertar o interesse do leitor de como vender mais e melhor.

O livro está sendo vendido pela loja virtual do Fred (www.lojadofred.com) e o único ponto de venda físico é na Mercearia Paraopeba, localizada em Itabirito (MG), varejo centenário, inspiração do livro.

Sobre Fred Rocha:

Aos 41 anos, o empreendedor Fred Rocha tem em sua bagagem a criação de 14 empresas. Em 2016, fez uma expedição do Oiapoque ao Chuí, durante 55 dias, percorrendo 16 mil km, para estudar a realidade do pequeno varejo. Em maio, irá repetir o projeto em busca de outras histórias de sucesso dos varejistas, mas desta vez será em Portugal. No mesmo ano, foi reconhecido duas vezes, como o Melhor Profissional de Marketing Digital. A primeira vez pela ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico e a segunda pelo Prêmio Digitalks.

Além de frequentar os principais eventos do segmento em todo o mundo, Fred é considerado um dos especialistas que melhor conhece o varejo. Isso porque ele é um pesquisador, em cada cidade visitada, faz questão de conversar com os lojistas e vendedores para entender o mercado, as oportunidades e os desafios em cada região. Assim, ele roda o Brasil, ajudando os pequenos negócios a se desenvolverem. Em 2016, foi o palestrante, especialista em varejo, mais contratado do país e a previsão para 2017, com as palestras já agendadas, é de superar o número do ano anterior.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: