terça-feira, 23 de maio de 2017

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo Bittencourt traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema Propósito que engaja de fato. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior
às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.

A reflexão que está sendo trazida à tona será capaz de tirar o sono de muitos empresários. Um dos grandes questionamentos instigados pelo Grupo é: O que as pessoas – sendo clientes, funcionários, franqueados e até mesmo o planeta - perderiam se sua empresa deixasse de existir amanhã? Qual é a razão pela qual seu negócio existe? Qual é o catalizador da sua motivação?


Falar sobre propósito é trazer de volta a inspiração e a motivação para os negócios. É resgatar a origem da marca, que muitas vezes se funde com o sonho do seu fundador. As histórias inspiradoras que surgem são capazes de gerar uma transformação de dentro para fora, e engajar as pessoas envolvidas na corporação por trazer um significado para o comprometimento e dedicação diária de cada steakholder no processo. Ou seja, traz de volta a conexão emocional, um sentido maior, que transcende a compensação financeira.

A missão é “O quê”, a visão é o “Onde”. Porém o que responde nosso “Por quê”?
É importante não confundir o Propósito com o tripé: Missão, Visão e Valores. O Propósito vai além. Ele tem conexão direta com a alma da organização. Não é algo escrito para o mercado ver, mas sim, um compromisso diário com a sociedade, funcionários, clientes e franqueados, é um ponto de vista e a força propulsora por trás da execução de cada ação da companhia.

Já dizia Philip Kotler, “Uma vez descoberta a característica fundadora da empresa, ela revelará o caminho para a obtenção de uma força de trabalho comprometida, de produtos e serviços mais inovadores, de clientes mais fiéis, além de aumentos substanciais nos lucros e impacto positivo na sociedade”

O propósito não se cria como um produto ou serviço, propósito é essência, ele existe antes da materialização do negócio e não deve ser confundido com a “adoção de uma causa” - não é uma ação pontual, não é definido em uma mesa de reunião como intenção de marketear a marca. Segundo Joey Reiman, autor que explorou de forma bastante elucidativa o tema, “Propósito é uma maneira única que a empresa escolhe para organizar sua contribuição para o mundo”.

Sobre o Grupo Bittencourt - uma consultoria Empresarial nas áreas de Desenvolvimento e Expansão de Redes de Franquias e Negócios, Estratégia, Gestão, Educação e Comunicação com inúmeros projetos desenvolvidos no mercado, abrangendo empresas de todos os portes. Ao longo de mais 30 anos de história o Grupo tornou-se referência em desenvolvimento, expansão e gestão de redes de franquias e negócios. O Grupo tem expertise em Agronegócios; Serviços e acessórios para carro; Negócios de energia eólica;Alimentação saudável – produtos naturais; Saúde e bem estar; Educação e treinamento; Mercado de luxo; Casamentos e eventos; Cervejarias Artesanais; Material de escritório, informática e Mini mercados.

Sobre o Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios: Um dos mais importantes eventos do calendário do franchising brasileiro, desde 2010 o fórum traz para o mercado tendências, cases de sucesso, reflexões e inspirações para as redes aplicarem em suas empresas.

São mais de 700 executivos, majoritariamente Nível C, reunidos para esse importante momento de networking e oxigenação.
http://forumdefranquias.bittencourtconsultoria.com.br/