sábado, 10 de junho de 2017

Sua equipe não vende adicionais? veja 4 motivos


Fazer vendas adicionais é um ponto que ainda pode ser aprimorado nas empresas. É incrível como muitos vendedores (e empresas) se contentam em apenas vender o que o cliente pediu. Muitos vendedores vendem um produto e já vão correndo para o caixa!

MAS PORQUE OS VENDEDORES NÃO VENDEM ADICIONAIS?

1.  MEDO DE OUVIR UM SONORO “NÃO”. O Vendedor fica inseguro ao vender itens adicionais. A falta de conhecimento de produto é uma causa possível, mas uma falta de habilidade e de estratégias para vendas também pode fazer com que o vendedor se sinta inseguro em oferecer mais de um produto.

2.    SIMPLESMENTE NÃO OFERECEM. Não oferecer adicionais é um motivo claro para a baixa venda de produtos adicionais. É o caso de vendedor que vende o produto que o cliente queria e já vai correndo para o caixa fechar a venda.

3.    FALTA DE TÉCNICA E ESTRATÉGIAS PARA VENDER ADICIONAIS. Mesmo tentando vender adicionais, a falta de técnica faz com que o vendedor não seja bem sucedido.

4. O VENDEDOR ACREDITA QUE ESTÁ “EMPURRANDO”. Por incrível que pareça existem vendedores que acreditam que ao oferecer um item adicional, que o cliente não pediu, vai incomodar o cliente e com isso pode até fazer com que o cliente desista do que já comprou.

Para minhas equipes eu sempre enfatizava que não era obrigado a vender adicionais, mas sempre foi procedimento oferecer e mostrar adicionais em todas as vendas. Meus vendedores não ganhavam parabéns quando vendiam adicionais, e sim quando ofereciam produtos adicionais a todos os clientes. Isso os deixava mais leves e sem a pressão de fazer a venda. O resultado era mais segurança na hora de oferecer e mostrar o produto e consequentemente mais produtos vendidos.

Boas vendas!

Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.

Acesse: www.edsonmoura.com