sábado, 14 de outubro de 2017

7 motivos para montar o próprio negócio e começar a vender online

Não é novidade para ninguém que vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada. O mundo digital fomentou uma verdadeira revolução na forma como interagimos, trabalhamos, estudamos e consumimos. Por esse motivo, é praticamente impensável articular um negócio sem lançar mão da internet e são cada vez mais comuns os investimentos que se desenvolvem exclusivamente de forma online, deixando de lado as dispendiosas estruturas físicas.


Um modelo totalmente digital possui diversas vantagens, que podem ser decisivas para quem pretende empreender. Abaixo, estão os sete principais benefícios de empreender no mercado virtual:

1. Os custos são mais baixos

Negócios físicos exigem uma série de gastos que, somados, normalmente resultam em uma grande quantia, como aluguel, contas de água e luz, IPTU, transporte para funcionários, mobília e assim por diante. Por outro lado, ao optar por um modelo online, todas essas despesas são minimizadas ou até mesmo completamente poupadas.

Inicialmente, os gastos para empreender no varejo digital estão relacionados à criação e à manutenção do site, sendo que os custos de manutenção costumam ser bem baixos. Logo, será necessário apenas um bom serviço de hospedagem e uma plataforma confiável.

No início do empreendimento online, o escritório pode ser até mesmo a sala de casa ou um quartinho vago, o que poupará gastos e, além disso, com as soluções tecnológicas, pode-se tocar as ações totalmente sozinho ou com a ajuda de uma pequena equipe.

2. As chances de sucesso são grandes

É cada vez maior o número de pessoas que prefere fazer compras pela internet. Essa tendência pode ser justificada pelos mais variados fatores, como preços mais competitivos, comodidade, segurança e uma maior diversidade de produtos, por exemplo.

E o melhor é que tudo isso acontece sem a necessidade de altos investimentos, o que torna as chances de sucesso muito maiores.

3. A segmentação do público é certeira

Quem quer empreender no mundo digital deve se atentar às particularidades da sua audiência, estudando quais são os anseios e as necessidades do público-alvo. Assim, existem grandes chances de chegar a conclusões seguras sobre o tipo de abordagem que será mais eficaz e as campanhas que trarão melhores retornos.

Essa segmentação é positiva em diversos aspectos, pois evita o desperdício de investimentos com campanhas genéricas e com usuários que não estão realmente interessados no seu produto. Além disso, permite um conhecimento de mercado mais detalhado, o que favorece as campanhas de fidelização e possibilita a avaliação detalhada de métricas, entre outras vantagens.

4. O alcance do meio é bem maior

Em um negócio online não existem limitações físicas ou geográficas. Com uma loja virtual e uma boa logística para a entrega dos produtos, os clientes podem estar em qualquer lugar do mundo.

Para tanto, é indicado ampliar a variedade de canais pelos quais o consumidor pode se comunicar com a empresa. Se já possui um telefone, parta para as redes sociais, divulgue o e-mail e crie um plantão para o chat do site, por exemplo. O cliente deve ter sempre portas abertas para falar com o negócio.

5. A rigidez dá lugar à flexibilidade

Uma tendência que tem se mostrado cada vez mais forte entre novos empreendedores é a valorização da flexibilidade em relação ao trabalho. Para quem também tem esse objetivo, portanto, criar um negócio online provavelmente é a solução mais adequada.

Assim, o empreendedor pode fazer seus próprios horários e ainda terá a possibilidade de trabalhar de onde desejar e como bem entender.

6. A possibilidade de crescimento é acelerada

O simples fato de não ser preciso contar com uma estrutura física grande, já faz do varejo online uma excelente alternativa de negócio, com altas chances de sucesso. Some isso aos demais fatores mencionados ao longo do texto para ter como resultado um quarteto poderoso: flexibilidade, amplo alcance, facilidade de segmentação e custos baixos.

Tudo isso resulta em um cenário altamente favorável para que um negócio prospere, ainda que em um cenário econômico e político desfavorável.

7. A concorrência tende a ser mais leal

Ao empreender na internet, seu alcance depende essencialmente do planejamento estratégico feito e do marketing digital. Isso torna a concorrência muito mais leal em relação ao comércio físico. Nesse caso, estabelecimentos em localizações mais privilegiadas costumam sair à frente da concorrência, por exemplo, ainda que comercializem produtos de qualidade inferior.

Artigo por Vinicius Guimarães, especialista em marketing digital na Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.