quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Consuper investe no estreitamento das relações comerciais

Entre os dias 23 e 25 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa, acontece a 13ª edição da Consuper (Convenção Paraibana de Supermercados), um dos mais importantes eventos do setor varejista no país, promovida pela Associação Supermercados da Paraíba (ASPB) em parceria com a Associação Paraibana de Distribuidores (Aspad). O evento reúne cerca de oito mil empresários do setor, entre supermercadista de pequeno, médio e grande porte, donos de padarias, bares e restaurantes, fornecedores de diversos estados e representantes da indústria, além de contar com 60 expositores, representando mais de 200 indústrias que apresentam as últimas tendências em produtos, serviços e tecnologias.


Além do relacionamento e troca de informações sobre novidades do setor, o que os participantes mais buscam num encontro como a Consuper é a possibilidade de realizar negócios e estreitar parcerias entre varejo e setor produtivo. Continuando a tendência do ano passado, a maioria dos estandes da convenção deste ano é de indústrias, que buscam apresentar seus produtos diretamente aos varejistas. "O que atrai o interesse de varejistas de todas as regiões para o evento e permite um relacionamento mais estreito entre eles, trazendo assim vantagens para o consumidor", explica o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), José Willame de Araújo .

O tema central do encontro é a gestão do negócio para evitar a ruptura, ou falta dos produtos no ponto de venda. "É importante traçar estratégias para evitar rupturas e um dos grandes problemas que o setor supermercadista enfrenta é o setor logístico. Vivemos num país muito grande e é natural que cargas de outros estados demorem a chegar. Logística ruim prejudica o atendimento ao cliente pela falta de produtos e faz o lojista perder vendas. É preciso trabalhar para otimizar a cadeia de abastecimento", comenta Araújo. Ao abordar esse tema, a ASPB espera sensibilizar também os fornecedores, para que trabalhem juntos com o varejista de forma que todos saiam ganhando.

Expectativa cresce - Mesmo com o assunto crise ainda presente no dia a dia dos empresários, o setor varejista já tem uma expectativa pela retomada do crescimento. Levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostra que as vendas em valores reais do setor apresentaram alta de 0,95% no primeiro semestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano passado.
"Estamos fazendo vários esforços para garantir a competitividade das empresas do nosso setor. Durante todo o ano trabalhamos para realização de uma Convenção focada no relacionamento", analisa Araújo, que reforça a importância de parceria com as indústrias. "É a prova clara que o público da convenção busca, prioritariamente, a concretização de negócios. Isso é bom para a cadeia varejista, os supermercadistas e principalmente para os consumidores, que em breve vão encontrar novas opções de produtos e preços nos supermercados".

Histórico - A primeira edição da Consuper foi realizada na cidade de Campina Grande, na Paraíba, no ano de 2005, com 360 metros quadrados de área de exposição. Atualmente, ela acontece numa área de cinco mil metros quadrados, sendo 2.700 m2 de área de estande. "A Feira está consolidada. Nós temos no Nordeste, hoje, basicamente três feiras de grande importância para o setor supermercadista, uma na Bahia, outra no pernambuco e a nossa aqui da Paraíba", comenta Damião Evangelista, superintendente da ASPB e responsável pela montagem da convenção.

A Consuper tem uma visita diária de aproximadamente três mil pessoas e a expectativa desse ano é um crescimento considerável. Damião diz que a feira vem buscando muito a presença de donos de lojas e compradores das empresas, pois é o público que negocia as compras das empresas. "Precisamos muito da presença de quem tem o poder de decisão, de quem pode junto com o fornecedor construir alternativas de negócios".

A Consuper 2017 é uma realização da Associação de Supermercados da Paraiba (ASPB) em pareria com a Associação Paraibana de Distribuidores (Aspad), com patrocínio do Banco do Nordeste, GS1 Brasil, Isis Laticínios, Mais Descartáveis, São Braz, e apoio da Abras, Abad, Fecomércio/PB, Sebrae/PB, Sindipan/PB e Gráfica JB.