quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Santa Mônica Tapetes e Carpetes completa 40 anos

Segundo uma pesquisa feita pelos Líderes de Empresas Familiares Next Gen em 2016, cerca de 90% da futura geração de líderes brasileiros tem intensão de obter mais experiência e qualificação para exercer a liderança nas empresas de seus familiares. No estudo, foram ouvidas 270 pessoas para entender que expectativas eles têm em relação ao seu papel e o que pensam sobre questões como sucessão, profissionalização, evolução do cenário dos negócios e realidade digital.


Essa estimativa comprova o que Ana Paula Zagallo, superintende da Santa Mônica Tapetes e Carpetes, uma empresa 100% familia, já havia praticado tempos atrás. Com 28 anos de empresa, a executiva começou estagiando em todos os departamentos da fábrica, aprendendo desde a elaboração dos desenhos e tapetes, até a distribuição, vendas, marketing e administração. “O crescimento foi gradativo na área comercial, até chegar à posição de superintendente. Sou a segunda geração da família na empresa”, cometa Ana Paula.

Em todo o processo, Zagallo tinha como objetivo os ensinamentos de seus pais, que ainda estão no conselho da empresa, como trabalho duro, compromisso com a equipe e os clientes, qualidade e confiabilidade. Esses preceitos fizeram com que a empresa tivesse um crescimento considerável todos os anos. A executiva acredita que parte desse crescimento se deu também aos 140 funcionários - contando com fábrica, lojas e escritório -, que se dedicaram na entrega de um trabalho de qualidade. “Temos funcionários com mais de 20 anos de empresa. Eles participaram do nosso crescimento e comemoram conosco cada vitória. É muito bom compartilhar nossa história com eles”, diz.

Com o slogan: “Feito para sentir”, a empresa faz jus a todo o trabalho empenhado para oferecer peças de qualidade inconfundível que mantém desde sua fundação. Em todos os tapetes de fabricação própria, a Santa Mônica utiliza o nylon 6.6 como matéria-prima, com selo Antron®, o que garante qualidade no produto final, facilidade na limpeza, cores firmes e de maior resiliência. E para aumentar ainda mais a qualidade, a empresa investiu recentemente na aquisição de uma máquina de tecnologia alemã, que possibilita resultados inéditos em texturas e contrastes, e que trouxe possibilidade de diversidade em seus produtos. Esse investimento trouxe um crescimento de 7% em relação ao ano anterior.

Apesar da nova aquisição, a marca mantém a fabricação semi-artesanal, com detalhes feitos à mão, desde o desenho, até a costura, colagem da tela que dá sustentação ao tapete, e verificação dos pontos. “Alguns modelos, fazemos questão de manter o processo totalmente artesanal”, comenta Ana Paula Zagallo.

Atualmente a Santa Mônica oferece mais de 90 opções de cores, que vão desde os tons mais sóbrios como off white, fendi e cru, até os cítricos e metalizados. Todos os seus modelos pode ser personalizados, ou seja, é possível usar o design que mais agradou e uni-lo às cores preferidas ou que componham melhor o ambiente do cliente. A empresa disponibiliza ainda um serviço exclusivo de criação de desenhos especiais, e produz peças com até 200 m², sem qualquer emenda.

Mais do que atender apenas a projetos residenciais, a empresa oferece inúmeras opções na sua linha empresarial. Os carpetes, seja de fabricação própria ou importados, atendem a hotéis, escritórios, auditórios, entre outros espaços corporativos e que tem alto tráfego. Os importados são divididos em três categorias: carpetes em rolos, carpete em placas e carpetes para hotelaria. O principal diferencial desse tipo de produto é que ele é feito para ser mais resistente e possuir características específicas para cada área em que for aplicado. Nesses casos, mesmo em se tratando de produtos importados, a Santa Mônica se preocupa com a qualidade dos produtos oferecidos.
Toda essa variedade só é possível, pois a equipe de produto da empresa viaja, pesquisa e participa das maiores feiras internacionais da área anualmente, incluindo a maior feira de design, o Salão Internacional de Milão.
A Santa Mônica está presente em todo o Brasil. Atualmente são quatro lojas próprias (três em São Paulo e uma no Rio de Janeiro), além das cerca de 15 revendas espalhadas por estados como Minas Gerais, Paraná, Bahia e agora também nos Estados Unidos.

www.smonica.com.br