quinta-feira, 5 de outubro de 2017

"Shoppercracia" é um livro definitivo para o gerenciamento de categorias nos dias de hoje

Termo criado pela especialista em consumo, Fátima Merlin, Shoppercracia dá nome a seu novo livro e convida profissionais do varejo e da indústria a refletirem se estão oferecendo o que realmente seus clientes buscam, e se, de fato, há coerência entre o que prometem e o que cumprem


Após três anos do lançamento de seu livro “Meu cliente não voltou, e agora?”, Fátima Merlin volta às publicações com o lançamento de “Shoppercracia” e sugere ao leitor ter um olhar ainda mais aprofundado sobre o seu cliente, ou melhor, sobre a pessoa que decide a compra no ponto de venda (o shopper).

Fatima Merlin
Para esta primeira abordagem do termo “Shoppercracia”, a escritora compartilha com os leitores as ações relacionadas ao Gerenciamento por Categoria (GC), do planejamento à execução, mostrando que ele dá certo e influencia positivamente na gestão do negócio e na relação com os clientes, principalmente se tiver o shopper no centro das decisões.

O fato é que a prática do gerenciamento por categorias se disseminou com sucesso pelos Estados Unidos, Europa e outras regiões nos últimos 25 anos. No Brasil, várias iniciativas foram realizadas nas empresas, mas poucas foram as que vingaram, poucas empresas deram continuidade ao processo e passaram a colher os resultados desta prática. Por isso, o livro também mostra equívocos ocorridos na adoção do processo, mas principalmente apresenta resultados bem-sucedidos vivenciados por Fátima em sua trajetória profissional e por cerca de 20 especialistas do varejo e indústria, entre eles o criador do GC, prof. Dr. Brian Harris.

O livro é voltado aos profissionais da indústria, varejo, agências de marketing e publicidade, consultores, estudantes e a todos que se interessem pelo tema. É uma leitura imperdível, principalmente para atender aos novos desafios, às novas gerações, e para que as lojas físicas e on-line das empresas de varejo possam caminhar juntas e preparadas para o futuro.

Sobre a Autora

Fátima Merlin é Master business em Marketing pela FIA, economista, empresária, sócia-fundadora da Connect Shopper, especialista no comportamento do consumidor & Shopper e gerenciamento por categoria, atua há mais de 25 anos nestas áreas. Consultora de varejo, gerenciamento por categoria e shopper marketing, é vice-presidente de marketing da Abmapro, professora das áreas de Varejo, Pesquisa de Marketing e Comportamento do Consumidor.

É coordenadora do Comitê de Gerenciamento por Categoria Brasil e Ceará do ECR Brasil. Foi Diretora de Varejo e Shopper Insights da Kantar WorldPanel (antiga LatinPanel) e gerente de Economia e Pesquisa da Abras – Associação Brasileira de Supermercados. Desenvolveu estudos e projetos nacionais e internacionais para os mais variados setores e empresas de varejo e indústrias como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Coop, Walmart, Zona Zul, Enxuto, Abmapro, Anamaco, Quimica Amparo, Flora, Nestlé, Amend, Rofe, entre outros. É articulista em diversas revistas especializadas em varejo e consumo, palestrante em eventos empresariais e instituições de renome e é autora do livro “Meu cliente não voltou, e agora?”.

Livro: Shoppercracia
Editora: Poligrafia Editora
Páginas: 344
Preço: R$ 44,90 (Impresso) R$ 17,90 (E-book)

Link para compra: via Amazon