quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Street malls: Investimentos promissores no varejo

Street malls crescem cada vez mais em Minas Gerais com a proposta de aliar o que há de melhor no varejo de rua com os benefícios e o conforto de um shopping tradicional

Você está na rua, dirigindo, e lembra que deveria ter passado na padaria, comprado um remédio ou aquele presente para a festa de um amigo. Você não tem ou não quer gastar o tempo necessário para ir há um shopping center tradicional, parar o carro, andar muito, escada rolante, pagar estacionamento, etc... É de olho nessas questões cotidianas que um modelo de negócio tem crescido no país, o de street malls. Assim como os empreendimentos dos Estados Unidos e da Europa, eles são abertos, têm mix de lojas reduzido, estacionamento amplo e, na sua maioria, gratuito para clientes. Acima de tudo isso, a ideia é estar no meio do caminho do cliente e ser visto.


De acordo com Evandro Veiga de Lima Jr., presidente da My Mall, que atua há cerca de cinco anos na incorporação, administração e operação de street malls, essa tendência comprova a necessidade de regionalização, fazendo com que os bairros se tornem cada vez mais independentes. “O produto deste século é a conveniência; assim, esses centros comerciais locais surgem para suprir as necessidades do mundo moderno, com comodidade, praticidade, segurança e conforto. Como resultado, atraem cada mais lojistas e consumidores”, avalia.

Em relação aos centros de compras em funcionamento, desenvolvidos pela My Mall, Lima Jr. garante que eles vivem um momento de estabilidade. "Temos um alto índice de ocupação, os lojistas que temos hoje já estão há algum tempo no local, todos os empreendimentos são ancorados, e, por isso, têm uma clientela que se expande gradualmente devido à qualidade do produto ou serviço oferecido. Assim, eles conseguem enfrentar com mais facilidade os momentos de crise. Buscamos oferecer boa visibilidade para nossos lojistas, vagas de garagem, estética/status, iluminação abundante e segurança, fazendo com que o investimento seja atrativo para ambas as partes. Hoje, 94,1% das nossas lojas estão locadas", pontua.

A My Mall continua prospectando terrenos capazes de abrigar empreendimentos desse tipo. A empresa está investindo R$ 35 milhões na construção de dois street malls em Belo Horizonte e um em Ribeirão das Neves. O My Mall Power Parque Real será erguido no bairro planejado desenvolvido recentemente pela construtora Emccamp no bairro Jardim Vitória, em Belo Horizonte. Com cerca de 3 mil apartamentos entregues, terá aproximadamente 8,5 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), oito lojas destinadas ao setor de alimentação e dez lojas satélites. Haverá ainda três megalojas e 311 vagas de garagem.

A empresa está construindo um street mall na cidade de Ribeirão das Neves e outro na avenida Fleming, no bairro Ouro Preto, em Belo Horizonte. O My Mall Street Ouro Preto terá 2.385 m² de área bruta locável, 3lojas âncoras e 8 lojas satélites. A previsão é de que os empreendimentos sejam inaugurados no final de 2018.