quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Imperdível: Curso de storytelling no varejo

Uma dica imperdível para o pessoal de marketing de varejo: Um workshop sobre storytelling com a incrível Beth Furtado!



Workshop Storytelling no varejo

Descrição:

Em uma época de competição exacerbada, de restrição de recursos, de excessos de alternativas similares, as manifestações de marcas devem fazer uso de perspectivas que envolvam, engajem e inspirem. E é exatamente a perspectiva de engajamento a melhor contribuição oferecida pelas histórias de marca. O conceito de Storytelling disseminou-se nos últimos anos no universo de Marketing a partir do entendimento que marcas são feitas de histórias e vendem significados e não produtos ou serviços. Este workshop irá abordar conceitos de Storytelling aplicados ao varejo e capacitar os participantes a aplicar estes conceitos a marcas varejistas.

Público-alvo:

Profissionais de marketing, tanto do varejo quanto da indústria e de agências de comunicação que desejem ampliar o engajamento de marcas no contexto do varejo.

Coordenação: Beth Furtado (FGV EAESP/GVcev e Alia)

Inscrições: http://www.fgv.br/mailing/2018/eaesp/gvcev/storytelling/storytelling.html


PROGRAMAÇÃO

Partes 1 e 2
Apresentação de Conceitos e Cases Varejistas


  • Branding e Experiências de Marca - uma visão contemporânea de conceitos que relacionam Emoção, Marcas e Negócios;
  • O que é Storytelling: a forma mais poderosa de engajamento na atualidade por integrar emoção e razão nas decisões de consumo;
  • Elementos na criação de histórias: como são estruturados histórias e enredos de marca no varejo;
  • Melhores práticas em Storytellling no varejo;
  • Divulgação de histórias de marca nas atividades de marketing, em branding, na comunicação, nas relações públicas, em publicidade e propaganda e nos formatos de loja;
  • Para ilustrar os conceitos serão usados exemplos de cases nacionais e internacionais com maior destaque para marcas varejistas.

Parte 3
Exercício Matriz de Histórias Poderosas


  • Nesta parte será realizada dinâmica de grupo em que serão analisadas histórias de marcas brasileiras para conexão entre os conceitos e a prática. Será construída a matriz e pontos que interligam histórias poderosas, ferramenta que os participantes podem ser inspirar para criar histórias de marca em seus negócios.
  • O exercício inclui aplicação prática dos conceitos tratados para o varejo em geral identificando oportunidades, caminhos, formas de divulgação, plataformas mais aderentes para comunicação de conceitos e inspirações que possam se tornar histórias poderosas que norteiem esforços de marketing.


Parte 4
Exercício Prático de Storytelling – Individual


  • Mini exercício individual para criação de histórias para as marcas varejistas que os participantes atuam (sem apresentação grupal). Este material é um dos produtos finais do Workshop que pode ser aplicado na empresa que o participante atua. O aluno irá elaborar um Plano de Marketing contendo as táticas para disseminação de histórias por meio do Marketing Mix em sua empresa ou outra de sua escolha. Durante este tempo e após o encerramento da aula a professora ficará à disposição para esclarecer conceitos que melhor se adequem a empresa do participante e auxiliar a nortear escolhas.