segunda-feira, 19 de março de 2018

25º Backstage do Varejo reunirá economistas e experts do mercado Plus Size em palestras e debates

O evento terá entre os palestrantes Carlos Kawall, economista-chefe do Banco Safra, que falará sobre a economia brasileira

Consolidado como um evento que proporciona uma troca construtiva de informações e experiências entre varejistas e como o ambiente ideal para debates de temas que ajudam a repensar, impulsionar e atualizar as práticas do setor, o Bakstage do Varejo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – Abiesv, chega a sua 25º edição, com o tema ‘Projeção da Economia para 2018 e o Mercado Plus Size’. Reunirá economistas, consultores, empresários e experts no setor de plus size, em palestras e debates dia 27 de março (terça-feira), das 8h às 13h, no auditório da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (rua Alagoas, 903 – portaria G1). As inscrições são gratuitas pelo e-mail: secretaria@abiesv.org.br.


‘Neste encontro com certeza teremos uma boa troca de experiências e informações com relação a economia para o varejo nos difíceis últimos dois anos e como será em 2018, quando a economia está sinalizando uma retomada, mas com consumidores mais exigentes e cautelosos”, afirma Akira Nagata, presidente da Abiesv. Segundo Nagata, o foco desta edição do Bakstage do Varejo também será o mercado Plus Size, que atende um público que usa roupas acima do tamanho 44, e um setor que tem crescido em torno de 8% ao ano, conforme dados da Associação Brasileira de Plus Size -- ABPS. “Acreditamos em um grande futuro para setor”, completa.

A programação do Bakstage do Varejo começa às 9h00, com o debate ‘Mercado Plus Size”, mediado por Douglas Santana, presidente da Associação Brasileira de Plus Size, que representa o setor junto a grandes instituições nacionais e internacionais e desenvolve projetos de alto impacto, que ajudam na expansão e disseminação do mercado. Santana também é professor, consultor e mentor de startups e empresário da cadeia têxtil. As debatedoras da mesa serão Cynthia Horowicz, sócia-diretora da Flaminga.com.br (e-commerce especializado em moda plus size); a estilista Raquel Quinderé, da Wee!, do grupo Malwee, que desenvolve coleções para o público feminino e masculino plus size; e a empresária Marli Licciardi, dona da Melinde Brasil, marca criada em 2002, pioneira no segmento de plus size feminino.

Às 10h00, a empresária, jornalista, editora e consultora de inovação, Marcela Elizabeth concederá palestra intitulada ‘Plus Size: Uma Nova Experiência de Consumo para Empresas e Clientes”. Fundadora da marca Curve à Porter (2012), especializada em tamanhos grandes, Marcela é presidente do Instituto Corpo Positivo e vice-presidente da Associação Brasil Plus Size e uma estudiosa deste mercado e de seu consumidor, desenvolvendo diversas ações pelo Brasil. Fundou a primeira revista para a mulher plus size do País, a ‘Beleza em Curvas’, levando as necessidades deste consumidor à diversas agências de publicidade de renome em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Desde 2011, ministra palestras na área.

Após o cofee break, às 11h00, é a vez de Carlos Kawall, economista-chefe do Banco Safra (desde 2011), falar sobre ‘Brasil: Cenário Econômico para 2018/19”. Kawall é doutor em economia pela Universidade de Campinas -- Unicamp e professor do Programa de Mestrado Profissional da Fundação Getúlio Vargas FGV/SP.

“Entender o Comportamento de Consumo dos Diversos Públicos Plus Size é Fundamental Para Posicionar sua Marca de Forma Emocional e Lucrativa nesse Segmento de Mercado” é o tema da palestra, das 11h50, de Ana Claudia Costa, consultora em estratégia de varejo e branding, graduada em gestão estratégica de moda, MBA em branding, pós em Trade Marketing, e especialista em tecnologia têxtil, visual merchandising e comportamento de consumo. “Este segmento de mercado só cresce no Brasil, tem pouca concorrência e quase nenhuma experiência para o cliente", diz Ana Claudia, que também é diretora Retail Design Institute – RDI. A consultora discorrerá sobre o que é ser uma marca plus size em um mercado tão voltado para o desejo feminino. “Com que tom de voz conseguimos engajar o cliente e como a loja física se transforma no principal ícone de relacionamento entre marca e consumidor”, completa.

Programação

25º BACKSTAGE DO VAREJO -- Projeção da Economia para 2018 e o Mercado Plus Size

27/3 – 8h às 13h

8h – Credenciamento
8h40 – Abertura
9h – Big 4 -- Mercado Plus Size
Mediador: Douglas Santana – Presidente Associação Brasil Plus Size

Debatedores: Cynthia Horowicz – Flaminga – Sócia-Diretora, Raquel Quinderé – Wee! – Estilista e

Marli Licciardi – Melinde Brasil – Empresária

10h - Plus Size: Uma Nova Experiência de Consumo Para Empresas e Clientes
Palestrante: Marcela Elizabeth -- Vice-presidente da Associação Brasil Plus Size.

10h40 – Coffee Break
11h – Brasil: Cenário Econômico para 2018/19
Palestrante: Carlos Kawall -- economista-chefe do Banco Safra desde 2011.

11h50 - Entender o Comportamento de Consumo dos Diversos Públicos Plus Size é Fundamental Para Posicionar sua Marca de Forma Emocional e Lucrativa nesse Segmento de Mercado
Palestrante: Ana Costa -- consultora em estratégia de varejo e branding

Sobre o Backtage do Varejo – Criado em 2012, já reuniu mais de 2000 pessoas, de média à alta gerência, especialistas e profissionais autônomos. Discute temas que compõem o dia a dia do setor, como: gestão de pessoas, tecnologia, expansão e roll out no Varejo; Gestão de Ativos do Varejo; Sustentabilidade; entre outros. Com grande aceitação e aumento de demanda, desde 2013, o Backstage do Varejo passou a ser bimestral. Atualmente, tem o patrocínio das empresas Kemp, Lemca Iluminação e Omega Light. E o apoio da Associação Brasileira de Franchising -ABF, Associação Brasileira de Shopping Centers- Abrasce, Associação Comercial de Campinas- ACIC, Espaço APAS, e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo-SBVC.

Abiesv – Tem como um de seus objetivos fortalecer e articular ainda mais a cadeia de fornecimento do varejo e propiciar novas oportunidades de negócios também no exterior. Desde a fundação, há 16 anos, tem muito fortemente a área de planejamento estratégico para o PDV, soluções de consultoria e a viabilização do conceito e a construção. Cada vez mais o aparelhamento, o conhecimento, a qualificação dos associados é uma das metas. A Abiesv é uma provedora de soluções em PDV. Além de promover a Bakstage do Varejo, participa das mais conceituadas feiras do setor, com o objetivo de oferecer aos visitantes “ilhas de conhecimento”, com modelos aplicados das melhores práticas de mercado em um ponto de venda – enfim, aproximar as necessidades dos varejistas às soluções dos associados. Entre as feiras com participação da Abiesv estão: Euroshop, Latam Retail Show, Febravar, Couromoda, Greenbuilding Brasil, High Design e BR Week.

Serviço:
25º Backstage do Varejo – tema central: Projeção da Economia para 2018 e o Mercado Plus Size’.
Data: 27 de março, das 8h00 às 13h00
Local: Auditório FAAPP – Rua Alagoas, 903 – Portaria G1
Inscrições gratuitas -- com Janaina Botelho pelo 5548-7124 ou pelo e-mail: secretaria@abiesv.org.br ou com Lourival Santos 99353-8828 comercial@abiesv.org.br