segunda-feira, 26 de março de 2018

Mercado Plus Size não conquistou nem 10% de seu potencial,

Este é um dos assuntos do 25º Backstage do Varejo, promovido pela Abiesv nesta terça-feira, (27/03). Evento também falará sobre e economia varejista para 2018/19

O Plus Size, segmento ainda pouco explorado no Brasil, hoje representa 5% do varejo em lojas físicas e tem um extraordinário potencial para crescer, segundo Douglas Santana, presidente da Associação Brasileira de Plus Size - ABPS. “Este mercado vem crescendo 8,1% no Brasil, movimentando 7 bilhões de reais, mas não conquistou nem 10% de seu potencial. Entretanto, está adiantado no que se refere a América Latina”, completa. Este será um dos principais assuntos abordados no 25º Backstage do Varejo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – Abiesv, dia 27 de março, das 8h às 13h, no auditório da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (rua Alagoas, 903 – portaria G1). As inscrições são gratuitas pelo e-mail: secretaria@abiesv.org.br.



Com o tema ‘Projeção da Economia para 2018 e o Mercado Plus Size’, o Backstage do Varejo reunirá economistas, consultores, empresários e experts no setor de plus size, em palestras e debates. “Hoje 56% da população do País está acima do peso, com 109 milhões de brasileiros com sobrepeso ou obesos”. E acredita-se que em 2020 está porcentagem chegará a 65%”, afirma Marcela Elizabeth, vice-presidente da ABPS. Tamanhos a partir de 46 são considerados Plus Size. Conforme explica Marcela, existe uma grande quantidade de marcas pequenas especializadas no segmento, mas falta pessoal capacitado (estilista, costureiro, modelista, entre outros) e as lojas tem pouca estrutura, falta manequim, cabides, etc. “Além da carência de acessórios, bijuterias, joias, óculos e até sapatos”, completa. Para mudar este cenário, Marcela conta que a Associação está levando dados de mercado por todo País (com realidades totalmente diferentes) e parcerias com faculdades. “Vamos atrás dos estudantes. A formação é importante”.

Criado em 2012, o Backstage do Varejo já reuniu mais de 2000 pessoas, de média à alta gerência, especialistas e profissionais autônomos do varejo, em torno de temas do setor. A programação começa às 9h00, com o debate ‘Mercado Plus Size”, mediado por Douglas Santana, que também e consultor, professor e mentor de startups e empresário da cadeia têxtil. As debatedoras da mesa serão Cynthia Horowicz, sócia-diretora da Flaminga.com.br (e-commerce especializado em moda plus size); a estilista Raquel Quinderé, da Wee!, do grupo Malwee, que desenvolve coleções para o público feminino e masculino plus size; e a empresária Marli Licciardi, dona da Melinde Brasil, marca criada em 2002, pioneira no segmento de plus size feminino.

Às 10h00, a empresária Marcela Elizabeth, que também é jornalista e consultora concederá palestra ‘Plus Size: Uma Nova Experiência de Consumo para Empresas e Clientes”. Fundadora da marca Curve à Porter (2012), especializada em tamanhos grandes, Marcela é presidente do Instituto Corpo Positivo e uma estudiosa deste mercado e de seu consumidor, desenvolvendo diversas ações pelo Brasil. Fundou a primeira revista para a mulher plus size do País, a ‘Beleza em Curvas’.

Após o cofee break, às 11h00, é a vez de Carlos Kawall, economista-chefe do Banco Safra (desde 2011), falar sobre ‘Brasil: Cenário Econômico para 2018/19”. Kawall é doutor em economia pela Universidade de Campinas -- Unicamp e professor do Programa de Mestrado Profissional da Fundação Getúlio Vargas FGV/SP.

“Entender o Comportamento de Consumo dos Diversos Públicos Plus Size é Fundamental Para Posicionar sua Marca de Forma Emocional e Lucrativa nesse Segmento de Mercado” é o tema da palestra, das 11h50, de Ana Claudia Costa, consultora em estratégia de varejo e branding, graduada em gestão estratégica de moda, MBA em branding, pós em Trade Marketing, diretora Retail Design Institute – RDI e especialista em tecnologia têxtil, visual merchandising e comportamento de consumo.

Abiesv – Tem como um de seus objetivos fortalecer e articular ainda mais a cadeia de fornecimento do varejo e propiciar novas oportunidades de negócios também no exterior. Desde a fundação, há 16 anos, tem muito fortemente a área de planejamento estratégico para o PDV, soluções de consultoria e a viabilização do conceito e a construção. Cada vez mais o aparelhamento, o conhecimento, a qualificação dos associados é uma das metas. A Abiesv é uma provedora de soluções em PDV. Além de promover a Backstage do Varejo, participa das mais conceituadas feiras do setor, com o objetivo de oferecer aos visitantes “ilhas de conhecimento”, com modelos aplicados das melhores práticas de mercado em um ponto de venda. Entre as feiras com participação da Abiesv estão: Euroshop e Latam Retail Show.

Serviço:

25º Backstage do Varejo – tema central: Projeção da Economia para 2018 e o Mercado Plus Size’.
Data: 27 de março, das 8h00 às 13h00
Local: Auditório FAAPP – Rua Alagoas, 903 – Portaria G1
Inscrições gratuitas -- com Janaina Botelho pelo 5548-7124 ou pelo e-mail: secretaria@abiesv.org.br ou com Lourival Santos 99353-8828 comercial@abiesv.org.br