sexta-feira, 13 de abril de 2018

Startups: Antes de unicórnios, aves

Muito se fala sobre os unicórnios, as startups que já conquistaram o patamar de mais de US$ 1 bilhão em seu valor de mercado. O termo, citado em 2013, diz que são assim chamadas pela sua representatividade estatística no ecossistema de startups.

Mas nem só de unicórnios vive o mercado. Há um seleto grupo de aves no ecossistema, principalmente as que estão em fase inicial:

• Papagaios: São startups que estão sempre em algum lugar, falando sobre seu negócio, mas que há de fato pouca entrega de produtos e soluções ao mercado. Em suma, todo mundo já viu alguma falando, mas pouca gente viu alguma voando de verdade. E quando voam, são vôos curtos e rasos.

• Galinhas: São startups que embora até tenham boas ideias, não conseguem de fato se lançar ou crescer em seu mercado. Andam mais de lado do que para cima. Como galinhas, ciscam o tempo todo, vivem de grão e grão, mas não decolam nunca.

• Patos: São startups que querem fazer tanta coisa ao mesmo tempo, que acabam perdendo o foco e a tangilibilidade com seu mercado. Como o pato, fazem de tudo como nadar, voar ou andar, sem fazer bem nenhuma delas.

• Patinhos feios/ Cisnes: Mesmo desacreditados por muitos, ou com muitos problemas no começo, vencem barreiras e desafios e se tornam “cisnes” que superam tendências ou expectativas de todos. São verdadeiros heróis do mercado, e candidatos a se tornarem unicórnios pela garra e competência.



Entender e aproveitar as oportunidades que o mercado de startups pode lhe oferecer é algo que só a GS&UP, empresa criada com o foco na potencialização comercial de startups pode lhe oferecer. A GS&UP reúne a expertise do Grupo Gouvêa de Souza, referência no mercado de varejo e o apoio da Bossanova Investimentos, líder em micro venture capital na América Latina. Saiba mais sobre nossas soluções em www.gsmd.com.br


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Editor | Falando de Varejo
Linkedin: www.linkedin.com/in/caiocmgo
Instagram: www.instagram.com/caiocmgo