quinta-feira, 10 de maio de 2018

O futuro do varejo na FBV 2018, em Porto Alegre

O Sindilojas Porto Alegre, com a criação e curadoria da GS&DIGITAL, irá trazer a segunda edição da Loja Conceito do Varejo, com o que há de mais moderno em soluções para o setor

O Sindilojas Porto Alegre, com a curadoria da GS&DIGITAL irá exibir a segunda edição da Trend Store, a Loja Conceito do Varejo, na Feira Brasileira do Varejo, que acontece em Porto Alegre, de 28 a 30 de maio. O projeto retoma o sucesso da iniciativa no ano passado, mas traz algumas novidades. Este ano, o espaço de 127m² será dividido em cinco ambientes, ao invés de quatro como no ano passado. Serão eles: Moda; Eletroportáteis; Móveis; Telefonia; além de uma área com os indicadores de performance, apresentada no final do tour. O projeto foi desenvolvido com exclusividade pela GS&DIGITAL para a Feira Brasileira do Varejo, para apresentar as novas tendências do setor integrando os universos físico e digital. Todas as soluções mostradas estão disponíveis no mercado para implantação.


“A Loja Conceito é uma grande oportunidade para os varejistas conhecerem na prática as soluções para o varejo, como alternativas para facilitar a gestão de lojas, produtos e pagamentos, além de ferramentas que apuram a satisfação do cliente, possibilitando a criação de campanhas e ações segmentadas. O consumidor tem a chance de vivenciar experiências inovadoras que possibilitam maior conveniência na jornada de compra, com processos mais ágeis e um atendimento mais consultivo e personalizado”, disse Rose Martins, gerente de projetos da GS&DIGITAL.

Atualmente, a tendência é que o consumidor faça a transição entre o online e o off-line de forma cada vez mais natural. “O consumidor realiza naturalmente essa integração entre os dois universos porque para ele o processo de compra é guiado pelas suas necessidades e desejo, ele não tem ciência dos desafios do varejo omnichannel. O que é natural para o cliente exige do varejo um esforço que vai desde integrar novas tecnologias a redesenhar seus processos e estruturas para proporcionar uma experiência de compra melhor”, afirmou Rose.

A facilidade para obter informações sobre produtos, pesquisar ofertas e até comparar preços faz com que os canais digitais influenciem a jornada de compra e, muitas vezes, o cliente prefere fazer suas compras no online. A loja tem que ser atraente e integrada para atrair esse consumidor empoderado. Aí está o papel fundamental da loja do futuro. “A Trend Store traz os conceitos do digital para o ponto físico, afinal estamos falando de um consumidor que consome na loja física de maneira integrada, pesquisa antes de comprar, compra no online e retira na loja...”, falou.

Conheça as tecnologias e parceiros que viabilizaram cada uma das experiências:

Facemedia:
Tecnologia de reconhecimento e análise facial, que permite que antes mesmo de entrar na loja, o consumidor participe de uma experiência que irá apurar seu índice de satisfação ao entrar e ao sair. Também será impactado por uma oferta personalizada durante o tour. Ao final, poderá acompanhar os resultados gerados no dashboard.

AcessoBio:
Na Trend Store são demostradas soluções de Biometria Facial na concessão de crédito, sendo utilizada como ferramenta antifraude, para a autenticação de pagamentos, na confirmação de transações e verificação em duas etapas.

Server Softwares para o Varejo:
Na Trend Store é possível entender o conceito de omnichannel, seja comprando na internet e retirando em loja ou, ao chegar, ser reconhecido pelo atendente que passa a conhecer suas preferencias e sugerir produtos especialmente para você.
Em um cenário que simula uma loja de eletroportáteis, são mostrada soluções que trazem comodidade, agilidade e personalização, em experiências como a SmartList, Coletor Virtual e Venda Omnichannel.

SAP:
Na Trend Store, será demostrada uma experiência completa, com o uso de Inteligência Artificial. Será abordada a perspectiva da loja, onde o cliente, por meio de reconhecimento facial, poderá experimentar combinações de roupas, acessórios e receber sugestões de combinações de promoções personalizadas; quanto a do varejo administrativo (suprimentos), que, a partir das redes sociais, obtém informações sobre as principais tendências da moda ao redor do mundo e dos lançamentos nas principais capitais fashion. Com estas informações e o uso da Inteligência Artificial, o sistema cruza as informações sobre o estoque e previsões de demanda, tornando possível uma tomada de decisão mais assertiva nas compras, evitando assim estoque sobressalente e falta de produtos.

Ouvi:
A OUVI é especializada em mobile vouchers e apresenta na Trend Store uma plataforma que garante o rastreamento das mídias e das conversões dos vouchers em lojas físicas. A solução possibilita geração de fluxo para as lojas, acompanhamento do ROI das campanhas e maior conhecimento da jornada de compra do cliente.

DBServer:
Promovendo a inovação, através de Digital Services, a DBServer apresenta na Trend Store duas soluções que utilizam a RA (Realidade Aumentada) para auxiliar o consumidor na jornada da compra. Com um Catálogo RA, o consumidor poderá visualizar os produtos inseridos em ambientes variados, em diferentes cores e texturas, possibilitando experimentação e interação com produtos que não estão expostos na loja. Com o Conteúdo Estendido RA, poderá buscar informações sobre produtos, assistir vídeos explicativos e pesquisar avaliações dos produtos nas redes sociais.

Fashion Delivery:
A Simbio Tecnologia apresenta na Trend Store o conceito de Fashion Delivery, no qual o cliente seleciona os produtos que tem interesse em um totem, para, em seguida, recebê-los em casa, experimentar e, se quiser, comprar através do celular. Permite que o varejista leve a sua loja até a casa dos clientes.

Shasta Music:
A Shasta mostrará uma Preleção Digital – Sonora. A solução informa, treina, motiva, unifica metas, destaca ofertas, novas soluções e, principalmente, humaniza a empresa no PDV, através de depoimentos de lideranças de cada área. Para o colaborador, é possível passar informações sobre produtos e mensagens motivacionais que, consequentemente, trarão melhor resultado nas vendas. Esta solução coloca o varejista diariamente dentro do PDV, possibilitando que sejam realizadas alterações de estratégias e que a cultura da empresa seja unificada, onde quer que a loja se encontre.

N-Share:
Por meio da oferta de WiFi para visitantes, traz para o varejo diversos novos indicadores sobre as lojas, tais como taxa de visitação, tempo de permanência, taxa de retorno e muito mais. A partir destas informações, é possível realizar ações em tempo real e se comunicar com os clientes diretamente no PDV.

A edição de 2017 da Feira Brasileira do Varejo recebeu aproximadamente 7 mil pessoas em três dias de evento e obteve 92,4% de satisfação entre os visitantes. Mais de 50 expositores apresentaram as mais recentes soluções para o ponto de venda e inovações tecnológicas. A feira gerou a prospecção de cerca de 1.300 negócios entre lojistas e fornecedores. Foram mais de 20h de debates no Congresso Brasileiro do Varejo, que contou com a presença de 61 palestrantes de grande renome e importância para o varejo nacional e internacional.

Outras informações:

Local: Centro de Eventos FIERGS – Av. Assis Brasil, 8787 – Sarandi, Porto Alegre – RS, 91140-001
Data: 28 a 30 de maio de 2018
Horário de Visitação: 09h às 20h
www.feirabrasileiradovarejo.com.br

Sobre a GS&DIGITAL – Experiências Integradas
Empresa de consultoria estratégica, serviços e gestão voltados para projetos de varejo digital e integração de canais, orientados para Performance, Rentabilidade, Integração de Estratégia e Relacionamento com o Cliente. Oferece soluções e experiências digitais, atuando na implantação, desenvolvimento e monitoramento de resultados.

Sobre o Grupo GS& Gouvêa de Souza
Desde 1989, o Grupo GS& Gouvêa de Souza contribui para a expansão e transformação do mercado de varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços nas áreas de Consultoria, Inteligência de Mercado, Shopping Center, Franchising, Retail Real Estate, Varejo Digital & Omnichannel, Marketing Digital, Food Service, Eventos & Conteúdo, Treinamento & Desenvolvimento, Clube de Compras Corporativo e Viagens & Experiências.

Empresas que compõem o Grupo GS& Gouvêa de Souza: GS&BGH, GS&Consult, GS&Digital, GS&Friedman, GS&Inteligência, GS&Malls, GS&MD – Eventos & Conteúdo, GS&UP, GS&XtremeVR, Bittencourt, Club Loja, Facemedia, Omnistory, Primetour, Primetravel, Zoly.