quarta-feira, 6 de junho de 2018

Senior demonstra soluções para o varejo em novo laboratório de inovação

Novo espaço em SP visa acelerar a recuperação e desenvolvimento do setor; PDV de autoatendimento e PDV de venda assistida com mobilidade da Senior compõem uma loja conceito dentro do ambiente

Referência em tecnologia para gestão no Brasil, a Senior participa da inauguração do ProVA – novo projeto da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (SCS/MDIC) e Governo Federal. O espaço conta com coworking, ilhas de tecnologias, salas de eventos e uma loja conceito, onde o varejista poderá vender seus produtos por um período determinado. O investimento total será de aproximadamente 4 milhões de reais.


“Nesta loja conceito, vamos apresentar duas de nossas soluções voltadas ao varejo, que visam à transformação digital, promovendo uma melhor experiência de consumo aos clientes. A primeira delas é o Self-checkout, um PDV de autoatendimento que facilita a compra e reduz custo com operadores de caixa, e a segunda chama-se Seller up, um PDV de venda assistida com mobilidade que facilita formas de pagamento”, afirma o Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Senior, Jean Vieira. “Também estamos avaliando a implantação de soluções de reconhecimento facial e de controle de acesso no ambiente”, complementa.

A cada dia, o varejo físico vem se reinventando, buscando alternativas que se aproximem cada vez mais da experiência de compra on-line. “E a tecnologia digital é uma das grandes aliadas para transformar essa experiência no varejo físico”, afirma o executivo. Com o ProVA, previsto para inaugurar no dia 7 de junho no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, a proposta do Governo é que varejistas usem o espaço para buscar mentoria, fazer reuniões ou se inspirar em novas ideias. Ao longo de dois anos, estão previstas 102 atividades, como reuniões, ciclos de inovação, feiras e oficinas. A expectativa é receber, nesse período, 10 mil varejistas.

Além da estrutura física, o ProVA dispõe de um ambiente digital para conectar indústrias, governos, empreendedores e investidores do setor. “O ProVA é a iniciativa mais disruptiva na história do Governo Federal para transformar o varejo brasileiro”, entusiasma-se Guto Ferreira, Presidente da ABDI. De acordo com o executivo, este é o primeiro projeto governamental dentre de um shopping com um ambiente único para estabelecer conexões, inovar e fomentar o empreendedorismo 4.0 no setor varejista. Para Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, consultoria especializada em inovação e responsável pelo gerenciamento do espaço, a ideia é viabilizar soluções aos grandes desafios do varejo, que são: reinventar o negócio, atender ao novo consumidor, criar novas experiências de consumo e competir em um mundo digital.