sexta-feira, 2 de novembro de 2018

7,6% dos pedidos online são rejeitados por suspeita de fraude no Brasil

Os dados foram apresentados no Braspag Black Friday Kick-off, que também contou com dicas para a segunda maior data do varejo do país

Com a proximidade da Black Friday, o receio das tentativas de fraude tende a aumentar entre lojistas e consumidores. Segundo pesquisa realizada pela Cybersource sobre o e-commerce brasileiro, 7,6% dos pedidos online são rejeitados por suspeita de fraude e 86% dos lojistas fazem revisão manual dos pedidos. 56% são aprovados manualmente e 1,6% da receita do estabelecimento se converte em chargeback*. Os números foram apresentados durante o Black Friday Kick-off, evento realizado em 31 de outubro pela Braspag, empresa do grupo Cielo e líder em soluções de pagamento para e-commerce na América Latina.

Segundo Gustavo Carvalho, diretor comercial da Cybersource, o Brasil é um dos países com maiores índices de tentativa de fraude do mundo. Entretanto, o executivo aconselha os lojistas a não focarem apenas no chargeback, mas a avaliarem também os custos frente aos processos manuais e os parâmetros estabelecidos pelo próprio estabelecimento para obter resultados mais eficazes nas vendas, principalmente em datas comemorativas. Além disso, ele alerta que "o número de ataques na Black Friday cresce, mas o número de transações efetivas aumenta muito mais, então proporcionalmente nesta época a quantidade de ataques deve ser menor". E completa: "se o lojista possui o mesmo nível de rejeições por tentativa de fraude durante todo o ano, os parâmetros do antifraude devem ser ajustados ao modelo do negócio, pois ele pode estar rejeitando transações que deveriam ser convertidas em compras". De acordo com o executivo, os produtos mais visados para tentativas de fraude são celulares e eletrônicos.

Para as previsões, Gustavo aponta que a linearidade é ineficiente "é preciso avaliar os diversos fatores que impactam na venda de cada estabelecimento: novos produtos, entrada ou saída de concorrentes no mercado, alterações de câmbio etc. Desta maneira, é possível fazer ajustes mais eficientes no sistema de vendas e segurança e prever o volume de transações de forma mais precisa". Ele também recomenda que os lojistas retroalimentem o sistema antifraude com as transações de chargeback e que a lista de e-mail marketing seja sempre atualizada para evitar que fraudadores recebam mensagens com promoções.


O Black Friday Kick-off, também contou com apresentações de Cláudio Bonel, chief data officer da Dadoteca, empresa especializada em Business Intelligence; e Tiago "Doc" Luz, head of digital da Aramis.

De acordo com Luz, a forma mais eficiente de garantir sucesso na Black Friday é oferecer compras conjuntas, com desconto de 50% no segundo produto. Além disso, o executivo aponta que o uso de cupons de desconto ou frete grátis para outras datas comemorativas aumenta as chances de conversão e fideliza os clientes. Ele também faz um alerta aos lojistas: "se você não tiver no mínimo 30% de novos compradores ao ano, as chances de seu negócio falhar aumentam".

Sobre a Braspag

Empresa do grupo Cielo, a Braspag é líder no desenvolvimento de soluções para processamento de pagamentos (gateway de pagamentos), conciliação, antifraude, virtualização e checkout com certificação de segurança PCI DSS 3.2 e ISO 22301 que fortalece a governança corporativa e garante a continuidade dos negócios. Possui presença direta nos principais países da América Latina e conectividade nos Estados Unidos por empresa do mesmo grupo. No Brasil, tem como clientes as principais empresas de comércio eletrônico, oferecendo soluções inovadoras, confiáveis, seguras e com o melhor custo-benefício do mercado. Além disso, a Braspag é a única empresa do setor que está formalmente comprometida com o Pacto Global da ONU, mantendo suas estratégias alinhadas aos princípios relacionados aos Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Contra a Corrupção.

www.braspag.com.br