segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Grupo Carrefour apresenta iniciativas socioambientais voltadas ao poder transformador da alimentação

A partir do movimento Act For Food, lançado recentemente, a companhia, debate o futuro da inovação social no Brasil ao lado de outras empresas, entidades e organizações

O Grupo Carrefour Brasil participa da primeira edição do Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS), organizado pelo Grupo Folha em Poços de Caldas (MG), entre os dias 02 e 07 de novembro. Dentre outros públicos, o evento apoiado pela companhia reunirá empresas, ONGs, instituições e empreendedores para compartilhar suas iniciativas socioambientais e debater o futuro da inovação social no país. Durante o festival, o Grupo Carrefour apresentará as iniciativas do movimento Act For Food, novo posicionamento da companhia para democratizar o acesso a alimentos saudáveis, de qualidade, seguros e produzidos com responsabilidade socioambiental.



Realizado simultaneamente em todos os países onde o Grupo Carrefour opera, o movimento que conta com a assinatura ‘Todos merecem o melhor’, é mais um desdobramento do atual plano de transformação global, o ‘Carrefour 2022’, anunciado no início do ano. A estratégia tem como seus principais pilares liderar os movimentos de transição alimentar e transformação digital, a fim de estimular hábitos de alimentação mais saudáveis por meio de serviços omnicanais.

“Como o maior varejista alimentar do país, acreditamos no importante papel social do varejo para transformar a maneira pela qual nos alimentamos, buscando democratizar o acesso a produtos e práticas mais saudáveis e sustentáveis, para nós e para o planeta”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Carrefour Brasil. “O Act For Food tem a ambição de estimular profundas mudanças em todas as etapas da nossa cadeia, da fazenda à gôndola, a partir de parcerias que tornem essa causa transversal, estabelecendo importante elo de confiança com o consumidor e práticas mais responsáveis a partir da inovação”, destaca o executivo.

O Act For Food traduz o compromisso de longo prazo do Grupo Carrefour, sobretudo em uma época em que os métodos de produção intensiva atingiram seus limites, a qualidade dos alimentos tornou-se um problema global e a responsabilidade socioambiental uma premissa para o varejo alimentar e toda a sua cadeia. Diante disso, o Carrefour já fomenta as compras de longo prazo junto a produtores, permitindo que esses volumes sustentem o investimento dos parceiros para mudar suas práticas de produção agrícola.

Durante o FIIS, a companhia, que acredita na transformação social a partir da transição alimentar, apresenta alguns projetos voltados à produção, reaproveitamento, educação, combate ao desperdício e doação de alimentos. Dentre essas iniciativas está o apoio à Gastromotiva para a criação de um laboratório de inovação, de uma série de vídeos educativos e de linha de produtos a partir do aproveitamento total dos alimentos, uma fonte de renda adicional para a organização social. Além disso, o Grupo Carrefour apoia ainda os jantares no Refettorio Gastromotiva, espaço que, desde 2016, oferece refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro (RJ).

Em outubro, a companhia anunciou a criação do programa ‘Qualificação Profissional e Empregabilidade para Inclusão Socioeconômica’, que será implementado na cidade de São Paulo (SP) para a formação, qualificação e inclusão de profissionais no universo da alimentação. Recentemente, em parceria com a Fundação Abrinq, o Grupo Carrefour Brasil também desenvolveu a iniciativa ‘Hábitos Alimentares Saudáveis’ em escolas públicas de João Pessoa (PB), para incentivar a adoção de novos hábitos, além da importância do combate ao desperdício de alimentos junto a crianças de até cinco anos.

Parte da ‘Plataforma de Combate ao Desperdício’, o programa Parceria que Alimenta doa toneladas de alimentos de suas operações no país para programas de combate a fome, colaborando ainda com a redução do desperdício de alimentos. Os itens doados pela companhia são encaminhados aos bancos de alimentos cadastrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e também doados ao Programa Mesa Brasil do SESC (Serviço Social do Comércio), que os encaminham para instituições e famílias de baixa renda cadastradas.

Em relação à responsabilidade socioambiental das suas cadeias, o Grupo Carrefour anunciou no Brasil o compromisso cage-free, que vai garantir que todos os ovos comercializados pela rede a partir de 2028 sejam provenientes do sistema livre de gaiolas, promovendo o bem-estar animal de galinhas poedeiras. Além disso, o projeto ‘Produção Sustentável de Bezerros’ fomenta desde julho a criação sustentável e a inclusão socioeconômica de pequenos produtores do Mato Grosso em parceria com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH). Já em parceria com o programa Seafood Watch, pertencente ao Monterey Bay Aquarium®, ONG norte-americana voltada à conservação dos oceanos, mapeia a sua própria cadeia de fornecimento de pescado a fim de identificar oportunidades e riscos para garantir a sustentabilidade de todo o processo de criação e pesca.

Outras iniciativas

Desde o anúncio do plano Carrefour 2022, diversas iniciativas ampliaram os esforços do Grupo Carrefour já antes compromissado com a qualidade, origem e responsabilidade socioambiental dos alimentos que oferece diariamente em suas lojas e e-commerce. Dentre os principais projetos estão: estabelecer novas parcerias com de produtores locais para ampliar o sortimento de produtos frescos, contribuindo para o seu desenvolvimento socioeconômico e para a redução do impacto gerados pelo transporte de longas distâncias; ampliar o Programa Únicos, que comercializa com desconto alimentos fora do padrão estético tradicional, reduzindo o desperdício; e ampliar o ‘Compromisso Satisfação Garantida’, pilotado desde outubro nas lojas da rede na Baixada Santista, em São Paulo, permitindo que, caso não fique satisfeito com qualquer produto fresco adquirido, o cliente receberá o seu dinheiro de volta ou outro produto de mesmo valor.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há mais de 40 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e cash&carry, além do Banco Carrefour e sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Supeco (atacado de autosserviço de proximidade), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 600 pontos de venda. Com faturamento de R$ 49,6 bilhões em 2017 e mais de 82 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser um dos maiores empregadores privados do país, a maior distribuidora de alimentos, umas das maiores varejistas de capital aberto e umas das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos cinco anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 374 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 100 milhões de clientes. Em 2017, as vendas globais da companhia totalizaram € 88,2 bilhões. www.grupocarrefourbrasil.com.br