quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Startup conquista 500 novos clientes por mês com sistema de gestão para micro e pequenos comerciantes

O software, desenvolvido pela empresa catarinense Hiper, auxilia o processo de vendas de lojas de roupa a mini mercados.

A startup Hiper, de Brusque (SC), desenvolve soluções para o varejo desde 2012. Atualmente seu principal produto é o Hiper Gestão, uma plataforma capaz de monitorar todo o processo de venda de um comércio, do estoque até a frente de loja. O grande diferencial é que o software foi desenvolvido para micro e pequenas empresas, além de ser híbrido — pode ser utilizado tanto online quanto offline, o que beneficia comerciantes de regiões mais remotas. Hoje a empresa cresce em ritmo acelerado: são 500 novos clientes por mês, chegando a 14 mil em 2018, e com crescimento de 60% no último ano. Em 2016 a startup recebeu aporte de R$ 4 milhões do fundo CVentures Primus.

Tiago Vailati, CEO da Hiper

O Hiper Gestão pode ser personalizado por meio de uma loja de aplicativos, onde é possível adquirir, por exemplo, um sistema para realizar orçamentos à distância, para empresas que possuem vendedores externos; ou um sistema para frente de caixa, pensando no varejo físico. O software pode ser utilizado ainda para emissão de nota fiscal eletrônica e tem capacidade de atender diferentes segmentos, como lojas de roupa, lojas de eletrônicos, mini mercados, entre outros.

Logo no primeiro ano de existência a empresa conquistou 250 clientes. Cinco anos depois, já contava com 10 mil e resolveu dar um passo ousado, “matar” seu produto e lançar um novo Hiper — a versão que hoje está no mercado. “Queríamos crescer mais. Apesar de o número de clientes aumentar a cada ano, não estávamos satisfeitos e percebemos que se não mudássemos iríamos parar no tempo. Era claro, se alguém tivesse que ultrapassar a Hiper, que fosse a própria Hiper”, explica Tiago Vailati, CEO da startup. “Nosso primeiro passo foi unificar o time e colocar todo mundo junto pra pensar no novo produto”, reforça.

A Hiper nasceu como um sistema eletrônico para emitir nota fiscal e controlar o fluxo de entrada e saída, que funcionava apenas no desktop. “Desenvolver algo básico que só cumprisse essa função não era nosso objetivo, sempre pensamos em ir além e fazer um produto que as pessoas desejassem. Hoje, com nossa equipe unificada, olhando sempre para as dores do cliente, conseguimos desenvolver um produto valorizando a experiência de usuário e agilizando seu dia a dia”, diz Vailati. Entre as funções que a nova solução oferece está a possibilidade de emitir boletos, realizar a gestão de vendas, monitorar as embalagens e pacotes dos produtos e integração com balanças, além de uma interface para frente de caixa, o que agiliza o encerramento das vendas. Ela pode ser utilizada no computador ou smartphone.

Para continuar com a estratégia agressiva de crescimento, a empresa anunciou recentemente um novo sistema interno para captar potenciais clientes — o Máquina de Leads — que integra a estratégia de alto crescimento da startup. Com isso, espera dobrar suas receitas e o número de pessoas utilizando o sistema em 2019.

Sobre a Hiper

A Hiper é uma startup de Brusque (SC) que atua desde 2012 desenvolvendo soluções nas áreas de gestão e vendas para o comércio. Por meio do Hiper Gestão, o micro e pequeno comerciante pode monitorar desde o estoque até a venda final, personalizando o software com os aplicativos da loja digital Hiper. A startup também desenvolve o Hiper Mini, pensado para quem está começando seu negócio como microempreendedor individual. O sistema está habilitado para atender o comércio como um todo, incluindo lojas de roupa, alimentos, variedades até estabelecimentos mais específicos e prestadores de serviço. A empresa conta com 14 mil clientes, conquistando em média 500 novos por mês.