quarta-feira, 9 de julho de 2008

Chame pelo nome....multiplique seus resultados

Ola a todos !
Em minhas palestras, sempre conto a historia de quando fui pela primeira vez à uma loja Starbucks, quando eles inauguraram sua primeira loja aqui em São Paulo.

Lembro que fui esperando um atendimento de fast-food, uma vez que apesar de uma cafeteria, possuia todas as caracteristicas de atendimento de uma rede de fast-food comum: gente despreparada, de cara amarrada, e comida com gosto de nada.

Bom, esse era meu pensamento, até o momento de ser atendido, depois de ter ficado mais de 40 minutos em uma fila para...tomar café ! rs.

Já nervoso, mal notei quando eu fiz meu pedido e o atendente perguntou pelo meu nome. Tambem mal reparei que ele havia anotado o meu nome em um dos copos, aquele que ele prepararia minha bebida.

Apos pagar, mandaram eu me dirigir a um outro ponto do balcao onde eu pegaria a bebida, e eu pensei: lá vou eu ! mais um tempo para esperar !

Nao é que de repente, eu vejo os atendentes perguntanto entre si: onde está a bebida do Caio ? Pq. a demora na bebida do Caio ? Aqui está sr. Caio, sua bebida !

Como num passe de magica, todos me conheciam e parecia que eu já era um fregues da casa, pelo simples fato de me tratarem pelo nome. Truque auxiliado nao pela memoria, mas pelo simples fato de anotarem meu nome no copo ! Magicamente, todo e qualquer resquicio de nervoso que eu poderia ainda ter, passara naquele momento, olhando a rede com outros olhos.

A grande diferença está em tratar seu cliente sempre como alguem especial. Quando ele deixa de ser apenas mais um cliente, ele passa a ser seu fregues.

Gostou da historia, mas acha dificil de empregá-la ? Entao vamos lá. Cartão de crédito. Todo mundo usa cartão hoje em dia. Na hora do cliente pagar a conta, ao sacar o cartao de credito, repare no nome e agradeça nao apenas com um "Muito obrigado", mas sim com "Obrigado, Sr. Fulano".

Voce vai perceber que quanto mais tratar pelo nome seus clientes, maior empatia eles terao com sua loja, e maior chance de retorno voce terá.

Experimente, afinal, quanto custa tentar ?


Um grande abraço e boas vendas,

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo
http://www.falandodevarejo.com.br/