quinta-feira, 17 de julho de 2008

Formatos de Lojas postos em xeque.

Falando em formatos, como último post, o que será que anda acontecendo com esses supermercados ?

Antes o Carrefour tinha O Dia como segunda bandeira. Quando comprou a operação do Big em São Paulo, inventou o Carrefour bairro, e hoje, já volta atrás no nome em algumas unidades desse, transformando-os em Carrefour novamente...

E o Grupo Pao de Açúcar ? Haviam antes somente as três bandeiras, uma para cada situação: Extra para grandes vias e cidades, Pao de Acucar para bairros nobres e Compre Bem para bairros médios e de castas mais baixas.

E agora ? Primeiro veio o Extra Perto e depois o Extra Fácil. Nao que sejam más idéias, apesar de os conceitos de Extra Fácil e Extra Perto ainda não serem facilmente distinguidos pelo consumidor. Não há uma distinção ao consumidor do que seria um formato ou outro. Encontro tudo aqui também, ou somente produtos de conveniência ? Geram mais duvidas do que soluções. Tenho visto até mesmo em algumas unidades Extra Hipermercados, a remoção do nome Hipermercado, ficando apenas EXTRA. O que seria isso ? Regressão de formato ?

Isso nao seria canibalização ? Um Extra Facil ou um Pao de Açúcar, o que é melhor ?

Acredito que falta prumo e direcionamento. Desde que a Casino vem assumindo cada vez mais o Grupo, assistimos a uma completa revolução, no mal sentido da palavra, em tudo que havia sido plantado até o momento.

O que importa é a imagem que o consumidor tem da loja. Não adianta empresas tomarem decisões, posicionamentos de mercado, se o consumidor não aprende o que são e como comprar nesses novos formatos.

Quando se carrega um nome de hipermercado para uma loja de bairro, já possuindo uma rede de lojas de bairro, que supririam essa necessidade, das duas uma: Ou nao se sabe mais o que fazer, ou não se dá nenhuma importancia às outras bandeiras. Infelizmente.

Um grande abraço e boas vendas a todos


Caio Camargo
Post Anterior
Próximo Post

0 comentários:


Não deixe de participar!
Qual sua opinião sobre o conteúdo acima?