sábado, 26 de julho de 2008

Merchandising x Marketing x Promoção de vendas: Voce sabe diferenciar cada um ?

Hoje vamos tratar de conceitos.

Você sabe onde se distingue os papéis de marketing, merchandising e promoção de vendas dentro de uma loja ?
As empresas tratam estes conceitos de formas completamente diferentes: algumas dão poder e autonomia para um departamento próprio de merchandising, algumas apenas incorporam o merchandising dentro dos trabalhos de marketing.

A principal diferença está em relação ao cliente. De uma maneira mais fácil de se compreender, podemos dizer que quando falamos de merchandising:

Merchandising são técnicas, ações ou materiais no ponto de venda, de forma a motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores, ou seja é o departamento responsável pelo clientes que já estão em sua loja.

Já quando falamos de marketing estamos falando principalmente de processos de planejamento, execução, preço, comunicação e distribuição, ou seja, é o departamento responsável por trazer seus clientes até a loja.

Se marketing e suas ferramentas, como a campanha ou o tablóide, traz um cliente à sua loja, são as ações de merchandising, como as pilhas e a precificação que irão converter essa oportunidade em um momento de compra.

Uma das maneiras mais fáceis de diferenciar estes conceitos e que gosto de utilizar em minhas palestras é que quando falamos de marketing, estamos falando de ações da porta da loja para fora, enquanto quando falamos de merchandising, estamos falando de ações da porta da loja para dentro. É um conceito interessante e muito fácil de passar à equipe de loja.

Mas e quando falamos de promoção de vendas ? Alguns segmentos de varejo, como o ramo de materiais de contrução tem por hábito confundir os termos de promoção de vendas, com o do merchandiser. Quando dizemos promoção, estamos agregando um caráter temporário à ação, afinal, nao existe promoção durante a vida inteira, do contrário, nao seria promoção, seria uma qualidade, um diferencial da empresa/ produto.

Alguns equipamentos de promoção, como os displays, tem caráter de tempo nao definido. Eles expõe melhor, vendem melhor, mas nao fazer parte de uma promoção.

Alguma dúvida sobre o assunto ? Visite meu blog, deixe um comentário e vou procurar responder da melhor maneira possivel.

Um grande abraço e boas vendas.


Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com
Post Anterior
Próximo Post

4 comentários:

  1. Roberta de Pádua27 de julho de 2008 18:35

    Olá Caio...
    A minha dúvida é que estou entrando na área do marketing recentemente, eu trabalhava na parte de vendas em uma empresa chamada Gold Nutrition, os produtos são diet adoçantes....
    Eu tive oportunidade de ser transferida para marketing em uma empresa do mesmo grupo que trabalha com plásticos (PVC).
    Eu gostaria de dicas como posso trabalhar com este tipo de produto, pois estou acostumada com o marketing centralizado nos PDV....poderia me ajudar com algumas idéias....
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta !
    Bem-vinda ao meu blog e sempre que quiser, estarei aqui para ajudar.
    Agora, para que eu possa lhe ajudar, preciso que seja um pouco mais específica. Estamos falando de qual tipo de produto, e qual o tipo de varejo ?

    Se quiser, deixe o e-mail e entrarei em contato.

    Um grande abraço

    Caio Camargo
    http://falandodevarejo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá caio;

    defini meu tema de monografia como promoção de vendas no ramo varejista, más pretendo ter um foco maior na área de material de construção, pois trabalho na área e tenho maior facilidade para desenvolver a ídeia. Mandei um e-mail pra você pedindo sua ajuda para encontar referências e pedir seu comentário sobre o tema.
    obrigado pelo espaço

    ResponderExcluir
  4. muito bom essa definição das diferenças entre marketing e merchandising.

    ResponderExcluir


Não deixe de participar!
Qual sua opinião sobre o conteúdo acima?