sábado, 12 de julho de 2008

Não improvise: Trabalhe sua marca desde o início e comece grande.

Não importa o tamanho de sua loja ou estabelecimento, a diferença entre começar pequeno e começar grande pode estar em apenas um detalhe: o valor que você dá a sua marca.

Se você abriu seu comércio sem pensar em sua marca, sem ao menos o cuidado de dar um nome à sua loja, então não leia as palavras a seguir. Dedique-se a criar sua marca. Não existe uma só loja que tenha se tornado forte sem possuir uma marca forte. Para se ter uma idéia, há empresas onde a marca é o ativo mais valioso da empresa em si, como Coca-cola, Nike, entre outras.

Agora para quem pelo menos iniciou da maneira correta o negócio, pensando em marca, logotipo (logotipo, logomarca, símbolo, já se perguntou qual o nome correto ?....vamos discutir isso em um outro tópico).

O grande problema que vejo em lojas pequenas é o completo descaso na hora de informar, de precificar...se faz muitas vezes de qualquer maneira, de qualquer jeito, uma folha de sulfite e uma caneta na mão....na maioria das vezes o resultado é desastroso

É fácil encontrar uma situação onde não haja nenhum padrão na maneira de escrever, na maneira de comunicar, no tipo de papel ou splash que se usa para divulgar, nem ao menos nas cores que se utiliza!

Em um mundo perfeito, o correto é que decida e busque uma padronização para todo o tipo de informação que sua loja for utilizar: dos preços dos produtos à informação de legislação obrigatória que você terá de usar.

É obvio que o melhor caminho seria um bom projeto de comunicação visual, com a aplicação de bons materiais de acordo com sua marca e com o posicionamento de sua empresa.

Entretanto, no mundo real, temos que trabalhar situações possíveis. Se dentro de suas possibilidades do momento, não há a menor chance encomendar um projeto de comunicação visual, utilize-se de ferramentas básicas para criar um bom visual.

Um bom processador de textos, como o Word, e uma impressora já conseguem criar um bom resultado.

Escolha um tipo de fonte (um tipo de letra), decida qual a cor e o tamanho que elas vão ter, qual o tamanho necessário para que seja visíveis para seus clientes. Decida e nunca mais abdique de sua escolha. Em qualquer folha que for imprimir, faça valer o padrão e sempre utilize das fontes/ cores escolhidas. Imediatamente você irá notar a diferença no visual.

Um segundo passo que pode ser dado e ajuda a valorizar mais ainda a marca é ao invés de se utilizar folhas de sulfites simples, mandar rodar em gráfica folhas já com seu logotipo ou uma mensagem impressa. Á uma proporção de custo x benefício razoável, sua marca ganha ainda mais força
Em um outro artigo desse blog eu estive falando sobre a importância da aparência de sua loja, na hora do momento de compra do cliente.

Alguns truques visuais como esse, e seu cliente o verá com novos olhos. Ao invés de começar pequeno, comece grande.