terça-feira, 29 de julho de 2008

O que é melhor expor em um mezanino ?

E vamos falar de mezaninos.
- Minha loja tem um mezanino, como é que eu resolvo isso ? Que produtos eu exponho ?

De modo a explicar essa situação, vamos ilustrar o problema de tres maneiras diferentes:

MEZANINO A - Fundo da Loja
Numa situação dessas, a que eu considero a mais simples quando falamos de mezanino.
O cliente entra em sua loja e consegue visualizar facilmente o mezanino ao fundo da loja. Numa situação como esta, é possível trabalhar praticamente todos os departamentos de uma loja.

Em especial, por se tratar de um outro pavimento, o mais interessante é que fiquem equipamentos e produtos que nao necessitem de muito giro, de modo a facilitar os processos de logística da loja. Departamentos de show-room e que possam ser vendidos por mostruário, são os mais indicados.

MEZANINO B - Frente da Loja


Numa situação dessas, a que eu considero um pouco mais crítica, pois o cliente nao nota o mezanino de imediato. Ele entra pela loja e ao entrar, o mezanino já se encontra nas costas dele.
Nessa situação, o melhor a se fazer é buscar expor produtos de destino ao consumidor, produtos que o consumidor já busca em sua loja sabendo que será facil encontrar.
Sempre lembrando de tentar otimizar ao máximo a logística e o abastecimento de produtos, uma outra idéia, seria a de concentrar no mezanino alguns serviços, principalmente os de atendimento como a financeira, por exemplo.

MEZANINO C - Lateral da Loja

O caso é muito similar à situação de mezanino na frente da loja.
A solução varia dado à relação entre entrada da loja, corredor e posição do mezanino.
Se o mesmo estiver sobre a entrada e o corredor central, o ideal é concentrar ao máximo soluções de destino para exposição.
Caso o mesmo já esteja situado em uma posição mais favorável em relação à entrada, permitindo uma melhor visualização, já é possível utilizar uma solução tal como nos casos de mezanino ao fundo da loja.

CASO EXPECIONAL: Loja com diversos pavimentos.

Se ao invés de mezanino, voce trabalha com pavimentos, a situação também é similar.

Concentre no térreo produtos e soluções de rápida saída, como produtos de conveniência, e e produtos que necessitem de maior giro operacional.

Nos demais pavimentos, quanto maior o numero de pavimentos, mais voce terá de criar categorias e departamentos "destino" ao cliente, de modo a criar a necessidade de percorrer a loja por esses departamentos.

Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo
http://www.falandodevarejo.com.br/