quinta-feira, 10 de julho de 2008

Shopping Cidade Jardim: Ouro de tolo ?

Matérias de revistas e jornais ultimamente, não se fala de outra coisa senão o novo conceito-shopping-residencia-escritorio de São Paulo, o Shopping Cidade Jardim, considerado o novo templo do luxo e da riqueza no Brasil.

Como um cara que ama varejo, fui conhecer o tão falado shopping.

A primeira impressão que se tem é que o conceito de ambientação do shopping, transformando este em uma grande jardim, foi muito bem aplicado. Realmente, o shopping se difere, como diz um grande amigo, por nao ter usado nada dourado, nem tampouco marmore, graças à Deus !

O ambiente possui um ambiente discreto, apostando principalmente em tons naturais, ornando com o jardim em praticamente todo os pisos.

Quanto ao mix de lojas o que mais me impressiona, é o quanto se faz importante para estes consumidores apenas o consumo de marcas, e nao de produtos em si.

Lojas extremamente pequenas, oferecem aos seus consumidores, opções limitadas de compras, quase que como amostras. Até mesmo a onipotente Daslu, oferece o que ela mesmo chama de Dasluzinha aos seus clientes. Se estivéssemos falando de lojas populares, poderíamos até achar que se tratavam de lojas de conveniência, o que acredito que seria interessante aos moradores.

Entretanto, o que parece importar à esses consumidores é apenas o consumo das marcas e nao dos produtos. Acredito que não é de minha competência julgar o consumo, mas sim o conceito como um todo.

Se esses novos conceitos de moradia, tendem a fechar o morador em um espaço unico, afinal, além da residencia e do escritorio, todas as opções de lazer, incluindo clube, compras, cinema estao num mesmo espaço, acredito que faltaram opções mais convenientes, como um bom emporio, mais algumas opções de alimentação, ou ainda um melhor mix de lojas.

Mas nem tudo está perdido, se vale a dica, nao deixe de conhecer a Loja da Sony, a Loja conceito da Centauro, além de provar do sorvete da Mil frutas (delicioso) e o sanduiche bombom da Lanchonete da Cidade, onde fui excelentemente bem atendido !

Se por enquanto é modismo, espero que tudo nao se transforme em ouro de tolo.