sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Cooperativas: Associar para comprar bem ou para vender bem ?

Conversando com uma consultora de varejo, sobre algumas estratégias de mercado para pequenos varejos, conversamos sobre o formato atual das cooperativas de mercado.

Acho interessante que o primeiro passo de um lojista ao procurar uma cooperativa é o de comprar melhor, comprar bem, frente à desculpa de que dado ao seu pequeno volume de compra e sua competitividade, não possui força suficiente junto às indústrias para adquirir a mercadoria por um preço menor, e por consequência, revender este à um preço competitivo de mercado.

Já falei aqui sobre como o pequeno varejo deve utilizar a estratégia da conveniência e do bom atendimento para criar um melhor valor aos seus produtos.

E quando falamos de melhores valores, não falo diretamente sobre o preço do produto, mas todo o processo de compra que este possui, levando em consideração que, quanto maior for as vantagens de seu produto, maior a probabilidade de oferecer este por um maior preço.

Mesmo produtos comuns, como uma garrafa de coca-cola por exemplo, podem fazer toda a diferença se você for o unico no bairro inteiro que já a venda gelada.

Pense nisso, pense em como criar atrativos à seus produtos, nao importe do que se está falando.

Mas o tópico desse artigo nao é este.

O interessante sobre esse processo, é que os pequenos lojistas nao tem enxergado o quanto estar em uma cooperativa pode ser vatajoso para a criação de uma identidade mais forte.

Associando-se, proliferando-se, multiplicando-se, sempre baseados em um modelo unico de conceito e estrutura, pode gerar muito valor à todo associado.

Unificando linguagem visual, uniformes, padrões de atendimento, a marca cria força dentro do mercado, e por consequencia, conquista mais consumidores.

Deve-sim, pensar em comprar melhor. Mas em vender melhor, quem está pensando nisso hoje ?



Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com