sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Umbigo do patrão no balcão

Hoje vamos falar de um assunto que presencio diariamente, e que normalmente, na orientação ou o diagnóstico, sempre utilizo a frase:

UMBIGO DO PATRÃO NO BALCÃO

Qual é o sonho de um proprietário, quando esse inicia um negócio? Que esse dê certo, não é ?
Mas qual é a primeira coisa que o patrão deseja, assim que o negócio começa a ter algum sucesso? Se ausentar um pouco, curtir mais os finais de semana, aproveitar um feriado prolongado, e por aí vai.

Conheço empresas que mesmo mantendo as portas abertas no final de semana (onde temos mais movimento), dificilmente se vê o patrão nesses dias. Ou outras que o patrão dificilmente é encontrado numa sexta á tarde.

Até aí, não há nenhum problema quanto a estes desejos.

Em outro artigo, intitulado “Catequizando seus clientes”, eu falei sobre uma das melhores lições que aprendi na vida: “Só se cobra aquilo que se ensina”. O grande problema é este. Na maioria dos casos que vejo, o “patrão” abandona a loja aos seus funcionários, e em seu retorno, cobra que estes fizeram tudo de maneira errada.

Se você não consegue “criar” um novo gerente, ou contratar alguém competente o bastante, não adianta reclamar.

O negocio, mesmo que já sob responsabilidade de um bom gerente ou supervisor, deve sempre ser observado pelo patrão.

Não importa o quão grande é sua empresa, ou quantas lojas tenham, é necessário ver o que acontece o tempo todo, andar mais pela loja, falar sempre com os clientes, conhecer os problemas de hoje e os que possivelmente possam aparecer. Se antevir e procurar resolver.

"Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa", já dizia o bom ditado.

E fica uma lição: Não existe super-herói, não existe ninguém insubstituível, nem mesmo você. O que existe é funcionário mal treinado ou mal informado.
Instrua e construa.


Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
HTTP://falandodevarejo.blogspot.com