segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Preço: Vender barato é diferencial ?


Quando converso com lojistas, principalmente os que estão iniciando um negócio, muitos tem como ideal de diferencial vender barato.
"Quero ser o mais barato"
"Quero ser conhecido pelo melhor preço"

Até onde vale a pena ser barato ? Será que preço é realmente um diferencial de mercado ?
Eu acredito que não seja. Acredito que na verdade "preço" em algumas situações, nem exista !

Imagine a situação: Voce vai comprar material para construção na Marginal Tietê, em São Paulo, onde estao situados os mais fortes revendedores do país.

Voce passa na primeira loja e lhe fornecem um orçamento. Se voce continuar seu caminho, na segunda loja o preço será coberto. Na terceira loja cobrirão o preço da segunda e por aí vai...

Óbvio que não é tão simples assim, do contrário ser a primeira loja seria sempre um péssimo negócio, mas o caso serve para ilustrar que preço nao é algo fixo, algo que possa servir de parâmetro.

Nem em uma feira, o tipo de mercado mais popular que existe, os preços são fixos ou determinantes. Escolhemos comprar a melhor oferta, mas nem sempre o primeiro preço, o que está estampado é o melhor de todos. A mercadoria fresquinha, com cara de melhor qualidade, é que lhe atrai. O poder de pechinchar é o que ajuda na hora de fechar o negócio.

Se voce se prende somente em preço, pode ser que mais cedo ou mais tarde, apareça um novo concorrente, com maior força de mercado e acabe com a unica qualidade que voce possui.

Quem trabalha somente preço, está sempre trabalhando com margens reduzidas, apertadas, e por consequencia, nunca investe em nada, nunca treina, nunca busca um diferencial. Acaba por depreciar o negócio.

Busque uma qualidade: Atendimento, Variedade, Qualidade, ou qualquer outro, mas seja diferente sempre.

Aliás, falando de estratégia, uma vez Philip Kotler definiu o posicionamento de mercado de uma maneira muito simples: ou você é diferente ou você é mais barato.

Seja diferente, vale mais a pena, mas nunca abra a mão de ter um bom preço.



Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com/