terça-feira, 21 de outubro de 2008

Como comprar gôndolas e equipamentos para uma loja

Isso funciona mais como um toque ao amigo varejista, que esta começando uma reforma em sua loja, ou que está iniciando um novo negócio, iniciando-se em varejo.

Um dos maiores problemas que encontramos com clientes é exatamente na hora de comprar equipamentos.

Tome cuidado com o projeto de graça, muitas vezes oferecido pelas empresas que fornecem este tipo de equipamentos.

A maioria dessas empresas de modo a facilitar e agilizar o trabalho junto à um novo cliente, no caso um lojista, oferece à este o projeto de layout de loja gratuito.

O cliente, muitas vezes só percebe o lado positivo da situação e esquece de ponderar quanto ao projeto.

O fabricante de gôndolas, ao fazer o layout, não está interessado em saber se você terá condições de abastecer a loja de produtos para preencher todo o equipamento comprado.

Não está interessado em criar uma loja confortável.

Infelizmente, alguns desses fabricantes estão interessados somente em colocar a maior quantidade possível de equipamentos em sua loja.

Enxergam a sua loja como em um jogo do tipo “Tetris”, ou como um quebra-cabeça: Quantas gôndolas consigo colocar nessa loja ?

Do lado de quem vende o equipamento, o ideal seria ponderar e procurar atender as reais necessidades do lojista. Nem sempre é necessário tanto equipamento, ou no caso, tantas gôndolas.

Do lado de quem é lojista, vale sempre a pena consultar um escritório ou uma empresa especializada. Ou ainda, analisar muito bem o trabalho antes de comprar. Uma vez que se trata de um serviço gratuito, pesquise muitas empresas antes de comprar.

Entretanto algumas dicas:

:: O fundo aramado das gôndolas, pode baratear, mas pode deixar sua loja com aspecto mais empobrecido. Se esta não é sua preocupação, pode ser uma boa saída.

:: A profundidade do equipamento também pode encarecer ou baratear o equipamento
Borrachões e proteções podem parecer um excesso, mas asseguram a durabilidade dos equipamentos
:: Módulos de 1,00m em um projeto, podem ser mais vantajosos do que trabalhar com módulos de 1,30m, entretanto, diminuem o impacto de produtos e diminuem a exposição de alguns produtos.
:: Gôndolas que possuem iluminação podem parecer um luxo, mas em certas categorias, valorizam e melhoram a venda de certos produtos.
Cuidado ao comprar gôndolas coloridas. Utilize preferencialmente o branco ou o cinza. Essas cores são neutras e não atrapalham no visual da loja. Lembre-se: Os holofotes devem estar voltados à suas mercadorias, não à suas gôndolas.


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com/