quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Discurso famoso de Sam Walton - Wal-Mart

"Quem for um militante do mundo corporativo sabe quem é Sam Walton. Para os admiradores, ele era a personificação do sonho americano: o garoto pobre que ficou rico com o próprio suor, Walton, fundou uma empresa que hoje fatura US$ 120 bilhões.

Para os críticos, era um homem duro, que gostava de visitar seus negócios dirigindo um velho caminhão e colocava o crescimento da empresa acima de tudo. Para a maioria dos brasileiros, Sam Walton (1918-1992) é um completo desconhecido. Não é à toa. A enorme rede de varejo fundada por ele em 1962, o Wal-Mart, chegou ao Brasil outro dia e ainda não se tornou conhecida como em casa. Pode ser apenas uma questão de tempo.


Os supermercados Wal-Mart faturam hoje US$ 120 bilhões no mundo inteiro. Nos Estados Unidos, Walton é visto como um revolucionário que teria promovido no comércio de varejo transformações semelhantes às provocadas por Henry Ford no chão da fábrica com a criação da linha de montagem.


Quando Sam Walton abriu o primeiro Wal-Mart, uma febre se espalhava pelos Estados Unidos. Grandes redes promoviam descontos generosos e ameaçavam matar de inanição o comércio tradicional.


Grandes fornecedores eram contra os descontos, porque temiam perder o controle do mercado com isso, e vários governos estaduais impunham restrições à prática. Walton percebeu o movimento antes da concorrência e agiu.


Para conseguir oferecer à freguesia descontos ainda maiores do que os dos rivais, baixou custos, cortou margens de lucro e passou a faca nas despesas.


Walton promoveu uma revolução nos processos de logística em torno do seu negócio e soube usar a tecnologia de maneira eficiente para controlar os estoques e derrubar os custos.


Informatizou a empresa em 1966 e fez do Wal-Mart um modelo de eficiência e controle de inventários que encantou especialistas em administração de empresas e permitiu que a família Walton criasse a quarta maior empresa do mundo vendendo barato." (copiado do site Dinheiro On Line)





Discurso de Sam Walton,
(fundador do
Wal Mart, fazendo a abertura de umprograma de treinamento para seus funcionários)



"Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.


Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.


Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.


Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente.


Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.


Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.


Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.


Engana-se.


Sabe quem eu sou???



Eu sou o cliente que não volta nunca mais!



Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.


Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me conceder um pouco mais de ... cortesia.



'CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, DO ALTO EXECUTIVO PARA BAIXO, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR.'