sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Dúvida de leitores: Como o consumidor escolhe revestimentos cerâmicos ?

Olá! Sou estudante de publicidade e propaganda em Santa Catarina. Estou fazendo um trabalho sobre marcas e empresas de revestimentos cerâmicos. Adorei seu blog mas não encontrei a resposta para minha dúvida.
Qual o fator determinante para a escolha das marcas para um arquiteto?
Baseado nisso, como é o retorno do consumidor final?
O que ele espera? (qualidade, preço, marca,etc.)

Espero que possa me ajudar.
Desde já, obrigado!
Emanuelle


Olá Emanuelle.
Agradeço a participação no blog "Falando de Varejo".

Quando falamos em revestimentos cerâmicos, entramos em uma fase de obras onde a preocupação com os acabamentos não obedece apenas à critérios técnicos como resistência e durabilidade, mas tambem o consumidor se preocupa com o aspecto "estético" do produto em si.

Quando falamos de revestimentos, o "gosto" do consumidor conta muito.
Em alguns casos, as marcas tem buscado gerar valor agregado, e por consequencia, a preferencia do consumidor, buscando produtos diferenciados dos demais, levando em consideração tendencias e modelos, muitas vezes oriundos do mercado externo.

Quanto mais alto o poder aquisitivo do consumidor, mais o valor agregado conta. E quanto mais valor agregado a industria consegue colocar em seu produto, maior o preço que ela consegue cobrar do consumidor. Em produtos de alto valor agregado, nao ha consideração pelo preço, e sim, pelo status de se adquirir este.

O consumidor em geral, muitas vezes inseguro no momento de compra, pois teme "errar" na escolha do produto certo (ja imaginou comprar um piso para a sala, que depois de colocado, nao lhe agrade ?), costuma a chegar na loja com algumas marcas na cabeça, como Gyotoku, Portobello, etc; sem ter a noção exata se o produto em si é bom, ou se a variedade de tipos e cores irá lhe servir. Por temer ser enganado por um vendedor ou coisa do tipo, apenas por desconhecer o que está comprando. Quanto mais decidido este entrar pela marca, mais dificil será convencê-lo de comprar um outro produto.

Na grande maioria dos casos, a escolha desse tipo de produto é feita na própria loja. Mais do que ações de marketing e merchandising, como banners e displays, acredito que existem duas peças importantes no ponto de venda para a marca em si. São elas:

1.) O show-room: Quando bem representado, com boas peças, e mostrando de maneira realista um ambiente, literalmente, "vendendo o sonho", consegue criar valor agregado ao produto, e por consequencia, facilitar a venda.

2.) O promotor de vendas: Mais importante do que os proprios vendedores da loja, por conhecer detalhamente todas as características do produto, consegue em muitos casos, "convencer" o consumidor de sua escolha. Treinamento, aparência e postura são essenciais e podem contribuir ou arruinar todo o trabalho de uma marca.

Muita gente acredita que as camadas populares so consomem produtos de valor baixo, mais baratos, o que é um grande engano. Dada as facilidades de compra hoje, com maior abertura de crédito, principalmente para este tipo de publico, cada vez mais esses tambem buscam por produtos melhores, de qualidade maior.

Existe uma cultura de que "pobre" só compra "barrão" ou cerâmica de fundo vermelho, ou seja um produto que é pejorativamente colocado como de baixa qualidade, e o que em muitos casos é uma inverdade.

Acredito que tudo tem finalidade, e que todos buscam o sonho. O tipo de produto nao está relacionado ao tipo de publico em si, mas cada vez mais ao uso e à importância que o consumidor dá à este. Quanto maior a relação entre custo x benefício, melhor as condições de venda.

E você leitor ? Existe alguma dúvida que voce nao encontrou resposta aqui no blog ? Envie sua pergunta, crítica ou sugestão para caio-camargo@uol.com.br, ou a publique aqui no blog !

Um grande abraço

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com