quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Espírito Empreendedor

Hoje eu gostaria de provocar o espírito empreendedor de vocês.

Eu estava falando com um colega sobre comércio online, uma vez que ele está abrindo uma loja virtual. Estávamos conversando sobre as oportunidades e sobre como progredir nesse mercado.

Nisso, lembrei ele de uma história.

Em uma de minhas palestras, sempre comento e pergunto aos alunos quantas pessoas compram online hoje.

Eu como um heavy-user de Internet (compro online sempre que posso e uso todos os sistemas possíveis de trabalhar online, de bancos à arquivos), ainda me surpreendo com o numero de pessoas que nunca tiveram coragem ou curiosidade de comprar online.

Normalmente, em uma sala de aula, mesmo em turmas de níveis sociais mais elevados, menos de 10% dos alunos dizem que compram alguma coisa pela Internet.

Mas o ponto que quero chegar não é esse. Eu dizia ao meu amigo:

- Algumas pessoas ao verem uma situação como esta, poderiam considerar que entrar no comércio online é uma furada, uma vez que quase ninguém compra dessa maneira, entretanto, os bons empreendedores sabem que essa é uma excelente oportunidade de crescer em campo ainda desconhecido. Existe um potencial de crescimento fantástico, muito melhor do que buscar um crescimento em um campo já consolidado.

É como a teoria do copo de água cheio até a metade. Os pessimistas consideram o copo “meio vazio”, e os otimistas, consideram como “meio cheio”.

E você ? O que você acha ? Onde é que você poderia enxergar oportunidade onde hoje só acredita ser um “perda de tempo” ?

Faça um exercício mental sobre sua loja ou sobre o serviço que você oferece. Pode servir até mesmo se você apenas é um “funcionário”. Descubra onde pode haver uma oportunidade e insista, invista. Sua grande chance ou seu grande milhão pode estar nessa aposta.



Um grande abraço e boas vendas


Caio Camargo