quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Vendas no varejo avançam 10,2% no acumulado dos últimos 12 meses, diz IBGE

Notícia mais do que interessante publicada pela VALOR ONLINE.

RIO - As vendas do comércio varejista brasileiro expandiram-se 10,2% no acumulado dos últimos doze meses até agosto, e 10,6% no acumulado dos oito primeiros meses de 2008, segundo informou nesta quarta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na passagem de julho para agosto, as vendas varejistas expandiram-se 1,1%, sendo que seis das dez atividades pesquisadas apresentaram variações positivas no volume de vendas, como equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,2%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%), móveis e eletrodomésticos (1%) e tecidos, vestuário e calçados (0,7%).

Em sentido inverso, o IBGE verificou decréscimo em Livros, jornais, revistas e papelaria (-1%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,3%), além de Material de construção (-1,6%) e Veículos e motos, partes e peças (-3,7%).Considerando o confronto agosto deste ano com igual mês de 2007, todas as atividades do varejo apresentaram ampliação no volume de vendas.

Entre elas, com acréscimo de dois dígitos, apareceram Móveis e eletrodomésticos, Outros artigos de uso pessoal e doméstico, Combustíveis e lubrificantes e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com taxas respectivas de 13,1%, 14,9%, 11,7% e 33,7%.Com relação à receita nominal de vendas, houve elevação de 1,2% em agosto sobre julho, com ajuste sazonal, e de 16,5% em comparação a agosto de 2007.

No acumulado do ano e em 12 meses, o crescimento apurado foi de 16,4% e 15,3%, na ordem.O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou declínio de 1,6% para o volume de vendas e um recuo de 0,7% para a receita nominal entre julho e agosto. Na comparação com o oitavo mês do exercício antecedente, esses percentuais foram positivos em 7% e 12,6%, respectivamente.

(Valor Online)


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com