segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dúvida de leitores: Marketing pessoal para atletas e esportistas - como obter melhor patrocínio ?

Pergunta enviada por Reginaldo Marietti

Boa Noite!

Venho a algum tempo lendo suas matérias no blog e tenho gostado muito, nada a ver com minha área de atuação, mas não me canso de aprender, ter idéias, aprender nunca é perdido, e com isso me despertou um interesse em marketing pessoal, tenho uma amiga que precisa de ajuda, ela é esportista e não consegue patrocínio, sempre que tem campeonatos ou disputas é um sufoco, pingadinho aqui, pingadinho ali ate conseguir o valor para ir nas competições, tem muitas medalhas, campeonatos nacionais, internacionais no seu currículo, mas na hora do patrocínio é a mesma novela é como pedir esmola.

Ai, gostaria que se possível, se tiver uma dica para ajudar esses pobres mortais que não sabem nada do assunto, de como aparecer na mídia e chamar a atenção de patrocinadores, como despertar o interesse ? como atrair algum patrocinador ? o que fazer ? Socorroooooo.

Se puder ajudar, toda ajuda é muito bem vinda.

Grato
Reginaldo



Olá Reginaldo !

Tema muito interessante. Agradeço a oportunidade.

Eu vejo a questão do atleta como uma marca.
Nada nessa vida é gratuito. Poucas empresas se interessam em patrocinar "o esporte" em si, e normalmente preferem ter seu nome ligados à times ou profissionais específicos.

Mesmo assim, mesmo para nomes de peso de alguns esportes, ainda é difícil e complicada a questão do patrocínio.
De acordo com suas palavras, a atleta em questão vem participando e obtendo bons resultados nas competições. O grande passo é esse.
O interessante é realmente participar sempre de eventos e provar ao patrocinador que você sempre aparece, e sempre marca bons resultados.

Sempre aparecendo (participando de provas e competições) e marcando bons resultados, as chances de melhores patrocínios são cada vez maiores.

Até aí, nada de novo.

O interessante também é saber selecionar o patrocinador. Obviamente, todos querem nomes de peso como grandes marcas de equipamentos, ou produtos.
O interessante é buscar, pelo menos nesse inicio de patrocínios, marcas que também procuram se iniciar no mercado, ou que estão buscando ampliar seus resultados.

Busque uma marca nova, como uma nova rede de academias, ou uma indústria que está lançando um novo produto, e suas chances serão melhores.
Nesse caso, não se faz necessário buscar empresas apenas relacionadas ao esporte. Empresas de telefonia celular, veículos, e até mesmo bancos e instituições financeiras tem buscado apoiar atletas e competições diversas.

Obviamente, que a marca ou a empresa em si, deve estar de acordo com o esporte praticado. Nao adianta andar de skate e buscar apoio e patrocínio em uma marca ou produto destinado à um outro público que nao seja os que praticam ou apreciam este esporte.

Patrocínio é uma via de mão dupla, e a troca de benefícios é que gera a longevidade dos acordos. Seja sempre uma via importante de exposição para seu patrocinador e não lhe faltará oportunidades.

Espero ter ajudado.

Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com/