segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Dúvida de leitores: Novo começo.

Pergunta enviada por Erica Liberatti:

Olá Caio, tudo bem?
Eu estava pesquisando no google a porcentagem que deve ser pagar de comissão para um vendedor de uma loja de pequeno porte e encontrei o seu blog que muito me interessou.
Vou lhe contar um pouquinho a minha história para ver se você pode me indicar pessoas que possam me ajudar:
Eu e minha irmã abrimos uma franquia em um shopping de SP à 1 ano atrás, porem essa franquia é uma roubada e desde maio estamos tentando tirar o nome dessa franquia para poder vender outras coisas, porque?
Primeiro era uma loja de camisetas customizadas, após abrimos a loja o dono da marca mudou toda qualidade do produto e só andava peças de péssima qualidade, ai sem entender nada de varejo e minha sócia começamos a ir em show room compra roupas de marcar do Rio de janeiro, só que o que aconteceu o shopping aprovou essa mudança que ainda não ocorreu pois demora alguns meses, criamos nossa própria marca e é com ela que vamos entrar no mercado.
As roupas que vendíamos antes custavam no máximo R$ 120,00 percebemos que era impossível sobreviver em um shopping com isso, agora vendemos marcar de qualidade, legais mas caras e por isso nosso faturamento caiu, não temos gerente ainda e vamos contrata-lo após a mudança, quais são nossos problemas:
Nossa loja era de camiseta e não tem vitrine, percebemos que sem a vitrine a roupa não é valorizada e vamos reformar a loja para isso;
Só que não sabemos administrar a loja, não sabemos como comprar e nem quanto para o estoque e nem sabemos fazer comissão de vendedor direito. Fiz um curso no SENAC mas foi super fraco, precisava de uma consultoria de varejo, mas não só para atendimento para tudo como comprar? O que fazer com o layout da loja? E principalmente um consultor financeiro, era essa a ajuda que eu precisava vc conhece alguém que possa me indicar???

Desculpa escrever tudo isso, é que eu precisava explicar para vc entender a nossa real situação!

Muito Obrigada,
Erica



Um mudança de 180 graus com certeza !
Vamos lá.
Analisando superficialmente, existem pontos importantes a serem verificados.

1 – Criar uma própria marca, no caso uma loja de multimarcas, conforme você descreve, pode realmente lhe dar um perfil de consumidor e gasto médio mais adequados às suas necessidades, porém é importante ressaltar que como se trata de uma loja nova, e não de uma franqueada, você terá de criar toda a imagem da loja, e tentar passar essa nova identidade ao consumidor. Como se trata de multimarcas, você deve se apoiar no sucesso e no nome dessas, no inicio, para alavancar o seu negócio. Em um passo futuro, bem lá na frente, sugiro como alternativa, idealizar uma marca própria, e aos poucos, tentar substituir suas mercadorias de outras marcas, pelas de marca própria. Entretanto, vale lembrar, suas roupas de marca própria devem no inicio, oferecer um custo/benefício melhor, ou seja, de qualidade igual ou superior, porém, por um preço melhor. Utilize o gancho das grandes marcas, para tentar oferecer seus próprios produtos. Quem sabe um dia você não se torna uma franquia, ao invés de uma franqueada, não ?

2 – Vitrines são sempre importantes, principalmente em shoppings ou ruas de grande movimentação. Temos hoje um perfil diferente de consumidor nesse tipo de varejo. A grande maioria, dependendo do shopping, está apenas “passeando pelos corredores”. O shopping hoje funciona mais como entretenimento, do que destino de compras. Em muitos casos, a compra se dá apenas por impulso ou sensação de oportunidade. Passo por sua vitrine e vejo uma oferta imperdível, logo, compro.

3 - Mais do que layout de loja e exibição de mercadorias, vejo que o que realmente você está precisando, de acordo com suas palavras, é uma assessoria ou orientação para “administrar” o negócio.
Eu lhe aconselho a procurar a unidade do SEBRAE mais próxima de sua região e se informar sobre um curso chamado EMPRETEC.
Rápido e prático, ele lhe fornecerá boa parte das respostas que você tem procurado, até porque dentro desse curso, você trabalhará em exercícios direcionados diretamente à sua empresa. Não tive a experiência de passar por este curso, mas conheço dezenas de pessoas que o fizeram e sempre o recomendam. É excelente para quem se inicia em um novo negócio, como seu caso.

4 – Sobre indicar profissionais, eu acredito que o primeiro caminho está nesse curso que lhe indiquei. Uma vez feito o curso, você terá a real necessidade dos profissionais que você procura. Uma dica experta é ficar antenada nos blogs como o FALANDO DE VAREJO, assim como os blogs que eu indico. Caso haja duvidas sobre vendas, recomendo o blog do meu amigo Flavio Soares, o VENDEDOR DO FUTURO.

Eu espero ter lhe ajudado !
Boa sorte.

Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com/