quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dúvida de leitores: Problemas de Logística e Layout

Caio,boa noite!

Gostei muito do seu blog, parabéns.
Amigo, tenho uma loja do ramo de materiais para construção, tenho 200m2 e a mesma esta sempre desajeitada, ja modificamos varias vezes. Estamos estabelecidos no litoral catarinense. Tenho alguns problemas na entrega dos meu materias pois a demanda eh muito grande.
Gostaria de saber se vc tem alguma estrategia para lojista para entrega de materias e um esquema para uma loja mais bem distribuida.
Por que eu quero realizar o sonho do meu cliente nao destrui-lo.
Muito Obrigado!

Jeferson Medeiros
Tico Tico Materiais de Construção
Realizando Sonhos

Olá Jeferson !

Seja bem vindo ao blog !
Você tocou num ponto muito importante: a logística, ou seja, a entrega de materiais.
Em primeiro lugar: so se promete o que se pode cumprir. Seja honesto na entrega com seus clientes. Se vai demorar 10 dias para entregar uma mercadoria, nao omita, informe, seja honesto. Nao adianta prometer entregar em 24 ou 48 horas se sua estrutura nao permite tal fato. Digo isso pois vemos diariamente clientes se queixando de lojistas que prometem sempre e nao cumprem nunca !
Sobre o que fazer: Se voce está vendendo bem, e a tendencia para você é continuar nesse ritmo (embora a tendencia para os proximos meses seja a de um mercado menos aquecido), sugiro investir. Veja bem, investir nao significa gastar. Investir é poder garantir melhores e mais confiáveis prazos e com isso ganhar a confiança e a preferência do consumidor.
Se a loja está vendendo bem, por que nao investir na estrutura de entrega ? Se nao lhe parece possível trabalhar uma frota própria, invista em serviço terceirizado, mesmo que mais caro, ou mesmo no auto-serviço (com mais mercadorias desse tipo), onde o cliente leva a mercadoria ele mesmo para casa.
Sobre organizar a loja....layout é uma ciência dinâmica e nao há uma formula congelada para o sucesso. O "Feeling" do proprietário é essencial. Lhe aconselho a verificar os artigos sobre layout e merchandising que já postei aqui pelo blog e que voce poderá acessar pela barra lateral, onde há importantes dicas sobre o assunto.

Espero ter lhe ajudado !

Um grande abraço
Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com