sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Dúvida de leitores: Site na internet

Pergunta enviada por Eduardo Mesquita.

"...Minha história é a mesma de muitos leitores, vim atrás e algumas informações e acabei sendo obrigado a adicionar o blog aos favoritos.
Gostaria de saber a sua opinião quanto à influência de um site sobre as vendas da loja física. De que forma um site pode conduzir seus visitantes a ir à loja.
Acredito que a melhor forma de integrar loja e site é oferecer conteúdo, mais cedo ou mais tarde o cliente opta pela compra e resolve procurar aquele com o qual já tem certa intimidade.
Meu irmão pensa de forma oposta, o site deve servir para apresentar a loja na internet e oferecer produtos e promoções.
Há algo com base cinetífica, algum método ou estudo de caso sobre o assunto?"


Olá Eduardo, obrigado pelos elogios ao blog.

Hum. Pergunta realmente muito interessante.

Existem dois tipos de usuários na hora de buscar uma loja na internet.
As vendas por internet crescem cada vez mais, entretanto, a grande maioria da população, jamais acessou um site ou possui uma conta de e-mail.
E das pessoas que acessam a rede frequentemente, muitas ainda tem receio sobre comprar online.
Uma coisa é sempre deixar bem claro: Na grande maioria das vezes, as falhas por conta de compras online, como clonagens ou falsificações, os maiores medos dos usuários, estão em problemas localizados no próprio computador em que se está usando, e nao no site propriamente dito. Muitos desses problemas vem através de virus e trojans (cavalos de tróia), infectados através de outras formas, como e-mails recebidos ou sites de bate-papo.

Mas voltando o foco para o varejo:

Algumas pessoas buscam resolver seu problema naquele exato momento, buscando o produto e buscando uma alternativa rápida para a compra do produto. Nesse caso, uma venda online facilita muito, mas a presença física da loja é relativa. Em muitos casos, e se a maioria de seus clientes se configura nesse perfil, o que importa é um site de confiança. Buscar trabalhar sua marca na internet, com depoimentos de compradores, links seguros e boas associações tornarão seu site confiável, e consequentemente, rentável.

Entretanto, a grande maioria dos usuários utiliza a internet como uma grande "lista telefonica". Se desejam comprar algo inusitado ou difícil de encontrar, buscam na internet uma soluçao. Se sua loja se encontra numa situação dessas, de oferecer algo diferenciado, estar na internet é essencial. Esteja pronto para atender clientes em outros estados, ou se desejar, até mesmo em outro país.

Agora, muito se debate sobre grandes redes entrarem no mercado online. Redes como wal-mart e carrefour ainda nao iniciaram seus serviços por exemplo, e mesmo no varejo de construção, encontram-se poucos corajosos de verdade. Algumas redes como C&C e Telhanorte ja se encontram no mercado, mas a grande maioria ainda utiliza a internet apenas para demonstrar endereços de lojas e serviços oferecidos, mais ou menos como estar naquela linha de "anuncio de lista telefonica".

Internet é importante e já é um mundo consolidado do varejo. Nao é mais risco. Agora, se é importante ou não à sua loja, e se é necessário investir leve ou pesado nesse mercado, é uma questão inerente aos tipos de cliente que voce possui e ao tipo de produto que voce comercializa. Se voce comercializa produtos que sao facilmente comprados na internet, entao vale a pena investir em ferramentas online, do contrário, nao vejo como um caminho a nao se seguir, mas é necessário ter ciência que deverá criar uma cultura de necessidade antes de colher bons resultados, principalmente oferecendo vantagens e boas condições ao se comprar online.

Espero ter ajudado.

Um grande abraço e boas vendas
(obs: a resposta sera publicada no blog, ok ?)

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com