terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Crise no varejo: O que esperar disso tudo ?

Olá pessoal.
Eu ja havia comentado sobre a crise em outro post, e principalmente por acreditar que esta realmente nao atingiria o país da maneira que se cogitava por aí, principalmente por que acredito que nossa economia tem se impulsionado principalmente pelo dinheiro que está circulando nas camadas mais populares, no comércio popular, e este é um tipo de consumidor que por nao ter investimentos, nao pára de comprar e consumir, mesmo com crises.
Dados mostram que setores como construção nao tem sofrido perdas, ao passo que setores que atingem públicos alvos mais elitizados, como o automobilístico, apresentou uma queda de 20% nesse mes.
Os ultimos dados, mostram que a crise maior ainda está por vir. Ainda acredito que varejos focados em produtos populares e para o mercado popular nao sofrerão grandes impactos, dificilmente teremos um Natal pior do que o do ultimo ano, até pq. o governo tem se esforçado em reter a crise e oferecer crédito à todos da melhor maneira possível.
Para quem procura investir ou buscar mais mercado, o pior ainda nao passou. Ainda sairão resultados e balanços de várias empresas que apresentarão resultados negativos, em consequencia disso, pode ser que haja queda em alguns setores e principalmente nos mercados.
Acredito que so teremos bonanza a partir do segundo semestre do proximo ano, se nao houver nenhuma maior surpresa. Após sair ontem a análise que os EUA estão em recessão desde o final de 2007, o comentário do dia é que a crise nao termina antes de 20 meses de ter se iniciado, ou seja, o mundo ainda sofrerá quedas até meados do próximo ano.
O próximo ano nao pede investimentos e crescimentos exponenciais, entretando, oferece oportunidades para se estabilizar, reestruturar e crescer melhor e maior no momento propício.
Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo