terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Dúvida de leitores: Correspondentes bancários/ Financeira

Perguntas enviadas por Sirlei Ferreira

Olá Caio, Tenho que apresentar Proposta de um Correspondente Bancário, que atua com recebimentos de contas e microfinanças, onde o público alvo é a população de menor renda. Estou com dúvidas nas cores a serem utilizadas, podes me ajudar?
Fico no aguardo de sua resposta.Desde já agradeço sua atenção e presteza.

Abraço,
Sirlei
Designer de Interiores


O que na sua opinião não pode faltar nesses ambientes?

O essencial é o conforto, principalmente se estivermos falando de microfinanças, ou a famosa financeira ou crediário que temos em uma loja.
O ideal é sempre planejar espaços de assentos para pelo menos duas pessoas por mesa ou baia de atendimento.
Caso o espaço permita poucas mesas/ baias, o ideal é trabalhar com algumas poltronas ou longarinas para espera em dias mais movimentados.
Outra dica é situar a financeira sempre próxima do café ou da lanchonete da loja. Isso permite que os períodos de espera sejam menos tediosos ou irritantes.

Quais as cores que irão transmitir confiança?
Quais as cores que mais se encaixam "atraem" este público?
Cores neutras ou coloridas, tons claros ou escuros?
No mobiliário ou instalações internas(paredes)?

Vou juntar todas essas respostas em uma apenas, pois todas tem significado parecido.

Normalmente para instituições financeiras recomenda-se pelo menos a utilização de uma cor em tom mais escuro, para mostrar confiança e sobriedade. Nesse caso, podemos incluir tons de azul ou de verde.

O ideal é mesclar esses tons escuros com tons amadeirados ou ainda tons vivos, como o amarelo, para criar um pouco mais de alegria e descontração no ambiente.
Entretanto, tudo depende do posicionamento de sua empresa ou da instituição que administra o serviço.

Se for uma empresa moderna, jovial, nao vale muito a pena carregar nos tons escuros, ou nos amadeirados. Esses tons, quando usados em demasia, são melhores para empresas de perfil mais conservador ou tradicional. Para criar um bom ambiente para o público de baixa renda, você nao pode esquecer que o principal é criar um ambiente convidativo, amplo, de modo que o consumidor nao se sinta "inibido" por estar lá. Algumas financeiras parecem verdadeiras "repartições públicas", frias, burocráticas, e nada receptivas.
Criar um ambiente aconchegante, de modo que o consumidor se sinta em casa. Cafezinho, sorriso e simpatia são essenciais.

Espero ter lhe ajudado
Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com